Ouça ao Vivo:

Estátua “Homem do Balaio” é removida de praça da avenida Getúlio Vargas

O monumento será transferido para o MuP e aguardará processo licitatório para restauração

Após ser depredado mais uma vez, o tradicional monumento ao Homem do Campo, conhecido como “Homem do Balaio”, foi retirado de praça da avenida Getúlio Vargas, na manhã desta quarta-feira (21/09).

A artista plástica Marialda Cury, integrante do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc), explicou ao jornalismo do Portal Clube Notícia que, durante uma reunião na noite desta terça-feira (20/09), foi decidido que o monumento seria removido da avenida Getúlio Vargas e levado para o Museu da Cidade de Patos de Minas (MuP) até que seja restaurado.

O “Homem do Balaio” foi inaugurado em 1961 durante a 3ª Festa Nacional do Milho. Confeccionado pelo artista espanhol Antônio Dias Lopez foi, em 1998, tombado como Patrimônio Histórico Municipal.

Em julho de 2016, o monumento foi restaurado. Segundo informações, a administração municipal investiu, na época, R$ 24 mil para fazer a restauração. O trabalho foi feito pelo artista plástico José Batista de Almeida.

O Secretario Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Ivan Rosa, também acompanhou a remoção do monumento e explicou que um processo de licitação será aberto para contratação de um restaurador para o monumento.

Ivan Rosa também contou ao jornalismo do Clube Notícia que uma das ideias mais ventiladas entre os membros do Conselho para manter o monumento seguro seria a instalação de uma réplica de bronze do Homem do Balaio na avenida Getúlio Vargas. O original, após restauração, ficaria exposto no Museu.

Ainda na tarde dessa terça-feira (20/09), a prefeitura de Patos de Minas foi procurada pelo departamento de jornalismo para se posicionar em relação ao ato de vandalismo que havia sido registrado contra o monumento. Por meio de nota, a administração municipal se posicionou na manhã desta quarta-feira (21/09).

Confira a nota na íntegra:

Em relação ao ato de vandalismo cometido contra o Monumento em Homenagem ao Homem do Campo, a Prefeitura de Patos de Minas informa:
-não é a primeira vez que o bem é alvo de vândalos, e a Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) providenciou a pintura e revitalização do monumento há não muito tempo;
-diante da recorrência de atos dessa natureza e frente aos últimos danos causados ao monumento (que teve o braço esquerdo bastante danificado), decidiu-se pela remoção do bem que será transferido para o Museu Municipal para ser restaurado. A remoção ocorre na manhã desta quarta-feira (21/09);
-além disso, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc) colocará a pauta em discussão em sua próxima reunião para buscar solução definitiva para o problema;
-ressaltamos que é lamentável esse tipo de ocorrido, haja vista o fato de que o patrimônio histórico e cultural de um município representa a trajetória de seu povo, além de fazer parte da identidade local e ser um dos símbolos representativos da cidade.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>