A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vacinação, vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais, produziu uma nova publicação informativa sobre imunização de crianças contra covid-19. Desta vez, o assunto é a vacina adsorvida covid-19 (inativada) Coronavac/Butantan, para uso pediátrico. O documento anterior, lançado em 20 de janeiro deste ano, tratava da Pfizer pediátrica.
O material detalha as características do imunizante, tais como segurança e eficácia para a redução da mortalidade por covid entre a população com idade entre 6 a 17 anos. Outro aspecto abordado é o tipo de tecnologia utilizada na produção: vírus inativado. Nesse tipo de imunizante, o vírus é morto com o uso de substâncias químicas, e se torna incapaz de causar infecção nas pessoas. As vacinas ficam mais estáveis, fáceis de transportar e armazenar e provocam baixo número de efeitos adversos.
A publicação também lista as diferenças entre os imunizantes da Pfizer e da Coronavac, tais como apresentação, dosagem e faixa etária aprovada.
Novamente, o objetivo da SES-MG e do órgão de pesquisa da UFMG com a publicação do material é estimular a ampliação da imunização infantil contra a covid no Estado, por meio da divulgação de informações precisas e claras destinadas à população em geral e, em especial, para os profissionais de saúde.
Clique aqui para acessar a publicação