“Muito provavelmente vamos fazer interdições totais em alguns pontos”, explica secretário sobre obra de canalização do Córrego do Monjolo, na avenida Fátima Porto

Asfaltamento de estradas rurais e reformas de escolas também estiveram em destaque
Foto: Amanda Marques

Nesta quinta-feira (29/12), os serviços da Secretaria Municipal de Obras Públicas de Patos de Minas foi o assunto em destaque no DEBATE 98. O programa contou com a presença do secretário Paulo Henrique Fernandes Caixeta. O bate-papo também recebeu a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.

Na ocasião, o secretário esclareceu que a gestão optou pela terceirização – por meio de três empresas – da manutenção das estradas rurais de Patos de Minas devido a aposentadoria de servidores que faziam esse trabalho. Dessa forma, a função da Secretaria Municipal de Obras Públicas veio a ser, principalmente, fiscalizar. Paulo esclareceu que cada empresa contratada tem um fiscal da Prefeitura, observando os trabalhos. Além disso, ele enfatizou que mais quilometragem coberta “não é mais produtividade”.

Foto: Amanda Marques

Paulo admitiu que ainda há locais com atoleiros e pontes caídas, além de outros problemas, mas que a pasta tem trabalhado para resolver essas questões o mais rápido possível. Ele aproveitou a oportunidade para chamar a atenção dos motoristas que, por vezes, passam por pontes de madeira na zona rural do município em veículos com excesso de peso.

A canalização da avenida Fátima Porto também esteve em destaque no DEBATE 98 desta quinta-feira (29/12).

“Obras trazem transtornos, […] muito provavelmente vamos fazer interdições totais em alguns pontos, com acesso apenas para os moradores”, esclareceu Paulo e acrescentou que “para a primeira parte, o valor já está alocado; para a próxima, o prefeito vai ter que buscar esse recurso”.

A limpeza da Lagoinha também foi um assunto abordado. Na oportunidade, Paulo chamou a atenção da população quanto ao lixo que foi encontrado dentro do espelho d’água e esclareceu que o processo está dentro do prazo estabelecido por contrato.

A partir da participação dos ouvintes, enquanto secretário também de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Paulo falou ainda sobre o Plano de Ação Imediata de Trânsito e Transporte (PAITT).

Capina em época de chuva; varredura de ruas; reforma de escolas; construção de creches; asfaltamentos de estradas; recuperação de ruas para que não seja necessário tanto “tapa-buraco”; e a agenda da Secretaria para 2023 estiveram entre os assuntos abordados.

Confira o DEBATE 98 desta quinta-feira (29/12):