Morre aos 102 anos o empresário Anávio Braz Queiroz

Faleceu nesta sexta-feira (04/03) aos 102 anos Anávio Braz Queiroz. O empresário foi patrono do Senai Patos de Minas e é pai do atual Presidente da FIEMG Regional Alto Paranaíba, Sindimetal, Lisandro de Queiroz Bicalho. Anávio nasceu no dia 05 de julho de 1919, em Guarda-Mor (na época, pertencente ao município de Paracatu). É filho de Braz Soares dos Santos e Benevenuta Caliméria de Oliveira. Casado com Madalena, com quem teve os filhos: Hamilton, Paulo, Tarciso (fundador e ex-presidente do Sinduscon Patos de Minas) e Lisandro (presidente da FIEMG Alto Paranaíba e do Sindimetal). Deixa também, noras, netos e bisnetos.

Transferiu-se para Carmo do Paranaíba aos 12 anos para fazer o curso primário. Foi, a seguir, comerciário e depois Tesoureiro da Prefeitura Municipal.

Começou a trabalhar aos 13 anos, como empregado, em um estabelecimento comercial. Trabalhava de dia e estudava à noite. Depois começou a trabalhar com caminhão de transporte, viajando para Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e outros municípios da região.

Em 1943, associou-se a seus irmãos e outros para a fundação da firma João Batista da Silva e Cia, que atuava nos segmentos: correspondente bancário, armazenagem e transporte de produtos, com entreposto ferroviário em Catiara (município de Serra do Salitre), o maior armazém comercial da região.

Em 1958, adquiriu a firma Sebastião Alves e Cia. (concessionária da General Motors em Patos de Minas). Surgia a Braz Silva S/A Comércio e Indústria, também com fabricação de implementos agrícolas e postos de gasolina.

Posteriormente, participou, também, da fundação das concessionárias de veículos Volkswagem, Ford e Mercedes Benz. Na mesma época, fundou a Retífica Brasilva de Motores, uma das maiores do país no ramo. Participou, ainda, das empresas Cereais Patense e Braz Eletrodiesel Ltda (concessionária Bosch).

Em Uberaba, fundou a concessionária Chevrolet, Brazcar Veículos.

Atuou ainda, no ramo da construção civil, com a criação da Construtora Braz Silva Ltda, tendo realizado inúmeras obras em Patos de Minas, incluindo-se prédios comerciais e residenciais. Fez parte ainda, como sócio, da Construtora Marcado e da Brasilva Empreendimentos Imobiliários.

É o Patrono do Centro de Formação Profissional – SENAI de Patos de Minas, fundado em 1999.

Como diretor e presidente destas empresas, realizou a construção de lojas, salas para escritório, apartamentos, casas, loteamentos e conjuntos habitacionais, tornando-se uma das maiores da região.

Foi membro fundador do Lions Clube Centro, sendo seu primeiro presidente. Foi fundador do Conselho Patense de Defesa da Comunidade. Foi presidente da ACIPATOS – Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas, por dois mandatos de 1973 a 1977, ocasião em que adquiriu a sede onde funciona a entidade.

Empenhou-se para a fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (hoje, Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM), sendo eleito e reeleito membro do Conselho Curador da Fundação Educacional de Patos de Minas. Foi duas vezes eleito vice-presidente do Caiçaras Country Club.

A Câmara de Patos de Minas outorgou a ele, o Título de Cidadão Honorário de Patos. Em 1978, foi agraciado como Empresário Comercial Destaque de Patos de Minas da ACIPATOS.

O Jornal Estado de Minas, datado de 17 de agosto de 1961 – Página 05, traz um registro histórico, que evidencia esse empreendedorismo. Anávio Braz foi sócio da primeira indústria de autopeças instalada em Minas Gerais. Foram inúmeras as contribuições para a indústria. Em 2021, comemorou 102 anos de vida, ao lado dos familiares.

O velório acontecerá das 06h até as 10h deste sábado na Bom Pastor da Avenida Paracatu, em Patos de Minas. Uma missa está marcada para as 10h na Igreja São Geraldo e o sepultamento ocorrerá as 11h no Cemitério Santa Cruz.