Curso de Odontologia do UNIPAM conquista nota máxima no MEC

As atividades do curso de Odontologia do UNIPAM tiveram início em 2016

O curso de Odontologia, do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), conquistou a nota máxima, conceito 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Essa foi realizada de 06 a 08 de junho. O resultado foi divulgado no dia 13 de junho (segunda-feira).

Os conceitos de avaliação variam de 1 a 5. O conceito 5 é a pontuação de excelência que um curso ou uma instituição atinge quando segue todos os critérios estabelecidos pelo órgão, na qual são avaliados os seguintes aspectos: corpo docente, desempenho dos estudantes, infraestrutura e projeto pedagógico.

Além de desfrutar de toda a infraestrutura do campus I, composta por laboratórios, salas de aulas invertidas, salas de informática e a biblioteca, que oferece obras didáticas, técnicas e literárias, um dos diferenciais do curso de Odontologia do UNIPAM é o Centro Clínico Odontológico (CCO).

O CCO é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão que oferece todo o suporte necessário para a realização do curso. O local abrange sete ambientes, contendo equipamentos modernos e todos os recursos necessários para a realização de práticas didáticas e para o atendimento de pacientes. Além disso, presta serviços à comunidade com procedimentos de cirurgia, de dentística restauradora, de endodontia, de odontopediatria, de periodontia, de prevenção, de próteses, entre outros.

O curso também se destaca pela realização de eventos como, por exemplo, o Congresso de Odontologia do UNIPAM (COPAM). A última edição foi realizada de 20 a 22 de junho e contou com a presença de profissionais de notoriedade da área. Um dos participantes do evento foi o Dr. Raphael Castro Mota, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG).

Paralelamente às atividades do COPAM, em parceria com o Rotary Clube Guaratinga e a Prefeitura de Patos de Minas, foi promovida a “Semana de Prevenção e Detecção do Câncer Bucal”. Os atendimentos ocorreram nas Unidades de Saúde da Família (USF), de 20 a 24 de junho. No dia 25 de junho (sábado) foi realizado no Centro Clínico Odontológico, o “Dia D”. A atividade fez parte do “Junho Laranja”, mês dedicado à prevenção do câncer bucal.

O coordenador do curso de Odontologia, professor Helvécio Maragon Júnior, explica a importância da avaliação. “A nota máxima é um reconhecimento do MEC de que a organização didático-pedagógica do curso é de excelência. Por meio dela é notório que a metodologia ativa, utilizada no curso, é inovadora e eficiente”, destacou Helvécio Maragon.

O aluno do 5º período do curso de Odontologia, Walisson Alexandre Soares, explica a relevância da nota cinco, enquanto aluno, e, futuramente, como profissional. “A nota máxima é resultado da vivência diária do curso. Temos contato com ótimos profissionais todos os dias. Além disso, a nossa metodologia de ensino nos dá a liberdade de buscar, cada vez mais, novos conhecimentos. Isso permitirá que cheguemos ainda mais capacitados no mercado de trabalho”, explicou Walisson Soares.

As atividades do curso de Odontologia do UNIPAM tiveram início em 2016. Duas turmas já foram formadas. A primeira, em julho de 2021, e a segunda, em janeiro de 2022.

Fonte: Ascom Unipam