Um indivíduo de 52 anos, morador da cidade de Patos de Minas, foi preso pela Polícia Militar de Lagoa Formosa na madrugada deste domingo (24/07), após furtar 4 celulares na cidade. Três dos telefones estavam na sacristia da Igreja Matriz e um no terminal rodoviário. Uma receptadora foi encaminhada para a delegacia e um dos aparelhos foi recuperado na casa de um traficante de drogas, após ser trocado por pedras de crack.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, inicialmente a Polícia Militar foi acionada na noite de sábado (23), por volta das 19h20, na Igreja Matriz, na Praça Nossa Senhora da Piedade, onde três vítimas, sendo duas mulheres de 52 e 56 anos, respectivamente, e um homem de 64 anos, disseram que estavam no local na celebração da missa e deixaram os celulares na sacristia, mas quando foram buscar os aparelhos eles tinham desaparecido.
Em conversa com as pessoas que estavam no local, testemunhas relataram aos militares que um homem calvo e com mochila nas costas havia adentrado na sacristia durante a celebração da missa, mas não foi possível reconhecer o suspeito, contudo, já na madrugada deste domingo (24) os policias voltaram a ser acionados para registrar uma ocorrência de furto de celular, mas desta vez o crime tinha ocorrido no Terminal Rodoviário.
No lugar, o vigia relatou que fazia ronda e quando voltou para o “posto” de serviço, o celular dele que tinha ficado no local recarregando e a bateria havia desaparecidos. Através de câmeras de segurança o autor foi reconhecido, sendo que o suspeito tinha sido abordado durante as buscas pelo ladrão que tinha furtado os telefones que estavam na sacristia da Igreja Matriz. O homem foi localizado e confessou os crimes. Ele estava em companhia de uma usuária de drogas que teria trocado os aparelhos por pedras de crack numa residência no Bairro Babilônia.
Diante disto, os militares foram até a casa do traficante que recusou a entrada da polícia no imóvel. Por telefone, o morador confirmou que tinha comprado da usuária de drogas, apenas o celular Samsung A30, mas não disse como pagou a mercadoria. Em seguida, o celular foi arremessado para o lado de fora da residência por um buraco que é utilizado para a leitura de energia elétrica. Ainda, segundo o boletim de ocorrência, a prisão do receptador não foi possível, sendo que ele não abriu o portão. Já o telefone celular foi reconhecido pela vítima.
O autor dos furtos e a usuária que trocou os aparelhos por drogas foram levados para a delegacia de polícia em Patos de Minas, juntamente com o material recuperado. Os outros três celulares não foram localizados.
Por Vanderlei Gontijo e Toninho Cury