A cidade de Patos de Minas tem sofrido com o aumento de pessoas em situação de rua. Eles se aglomeram por todas as partes, principalmente, no local de maior reclamação, a região do Galpão do Produtor. A reportagem da Rádio Clube98, esteve presente para verificar de perto a situação no Galpão do Produtor, e constatou mais um reduto de andarilhos e pessoas em situação de rua.
Eles usam as dependências para fazerem uso de bebidas alcoólicas, drogas e até mesmo cozinhar, fazendo do local como se fosse a própria casa. Os andarilhos permanecem no local praticamente 24 horas por dia. Além disso, eles incomodam pessoas que passam pelo local, muitos vivem pedindo dinheiro, ou qualquer tipo de esmola, e quando não recebem chegam a ser agressivos, com ameaças. A quantia arrecadada pelos pedintes na maioria das vezes acaba sendo usada para comprar bebidas alcoólicas que eles fazem uso no próprio local.
A região é conhecida pelos caminhoneiros que ficam no local para realizar o trabalho deles com frete. Eles procuraram a reportagem da Rádio Clube98 para fazer a reclamação, um dos trabalhadores que preferiu não se identificar, falou que eles vivem lá no medo, por causa dos andarilhos, “Olha a situação está bastante complicada, porque além de fazerem a bagunça que fazem, eles começaram ameaçar nós que estamos trabalhando aqui. Podemos nem olhar para o lado deles que já vem querer tirar satisfação e ameaçar a gente,” disse.
Ainda segundo o trabalhador já tentaram de tudo, procuraram a polícia, prefeitura, e nada é feito para resolver o problema, “Procuramos sempre à prefeitura, protocolamos igual pedem, damos ideias, falam que vão resolver, mas nunca. Virou uma cracolândia. Tem dia que chega a ter 20 pessoas. Estamos no meio do fogo cruzado. Porque ninguém toma atitude alguma, será que vamos ter que abandonar o nosso local de trabalho, por causa deles?” finalizou.
A polícia militar esteve no local para verificar sobre outra ocorrência, e questionado pela reportagem, disse se tratar de um problema da prefeitura do CREAS, eles infelizmente não podem fazer muita coisa.
A prefeitura de Patos de Minas foi questionada pela reportagem e durante a tarde desta terça-feira (08), respondeu os questionamentos realizados, por meio de nota.
Confira o posicionamento na íntegra:
Em relação aos questionamentos apresentados, informamos:
– quanto às pessoas em situação de rua – a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por intermédio do CREAS no serviço de ronda social, realiza semanalmente abordagens a essas pessoas em locais já frequentados por elas. Nas abordagens, são ofertados os serviços disponíveis no município, como atendimento especializado para tratamento do vício, CAPS AD, busca pela vaga social em comunidade terapêutica para internação, banho, almoço e jantar. O município trabalha de acordo com as legislações referentes a esse público, seguindo as diretrizes para a promoção e defesa dos direitos humanos das pessoas em situação de rua, conforme prevê a Política Nacional para População em Situação de Rua.
– quanto à limpeza do Galpão do Produtor – a Semop realiza semanalmente o serviço no local.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Patos de Minas 3822-9120 ou 3822-9680