“É um cenário extremamente complexo”, comenta reitor da UFV sobre situação orçamentária de instituições de ensino superior, durante visita a Patos de Minas

Ele esteve na cidade para agradecer pela moção de aplausos aos 15 anos do campus Rio Paranaíba

Na última quinta-feira (1º/12), Demetrius David da Silva, reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), visitou Patos de Minas e compareceu na reunião da Câmara Municipal para agradecer a moção de aplausos dedicada à instituição pelos 15 anos do seu campus em Rio Paranaíba.

Na oportunidade, o jornalismo do Sistema Clube conversou com o professor reitor, que falou um pouco sobre o alcance da universidade na região de Patos de Minas, especialmente em Rio Paranaíba. Embora a instituição esteja presente na cidade há apenas uma década e meia, Demetrius ressalta que, na verdade, ela tem 96 anos de existência e pertence à região e não somente aos municípios onde tem campi.

“Hoje temos mais de 20 mil alunos; 76 cursos de graduação; 53 programa de pós-graduação; e temos três campi: em Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. Em especificamente neste último, temos um pouco mais de dois mil alunos, 10 cursos de pós e um potencial imenso. Não tenho a menor dúvida que o nosso futuro aqui no campus da UFV Rio Paranaíba é o crescimento e, assim que nós tivermos programas governamentais que fomentem a expansão, certamente nós teremos novos cursos”, afirma Demetrius.

O reitor disse ter uma ciência da necessidade da região de cursos na área da saúde, porém, apesar da autonomia da universidade para criá-los, o momento não é oportuno. Ele explica que se o fizesse agora, “não recebemos um centavo do governo para fomentar esses cursos, não recebemos, também, recursos humanos”.

Demetrius da Silva falou ainda sobre a situação financeira da UFV que, assim como outras instituições públicas de ensino, vem passando por cortes no orçamento nos últimos anos. Segundo o reitor, há uma expectativa de melhora no cenário a partir da gestão do novo governo a partir de 2023, considerando gestões anteriores, no entanto, nada imediato.

“É um cenário extremamente complexo. […] Para vocês terem uma ideia, o orçamento da UFV no ano de 2022 foi 50% menor do que em 2019. Então, a situação é gravíssima”, comentou.

Na ocasião, o reitor também mencionou a baixa adesão dos estudantes patenses à UFV, até mesmo solicitando aos vereadores que ajudassem a formar uma excursão para a próxima mostra de cursos da universidade. Demetrius também convidou os interessados em conhecer a instituição para que visitem seu site e redes sociais.

Confira a entrevista completa:

Por: Amanda Marques