Ouça ao Vivo:

Dia Nacional da Mamografia reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Nesta quinta-feira (05), a reportagem da Rádio Clube esteve no CEAE – Centro Estadual de Atenção Especializada, em Patos de Minas, para destacar a importância do exame e esclarecer dúvidas da população

O Dia Nacional da Mamografia é celebrado em 5 de fevereiro e chama a atenção para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama, doença que, quando identificada nos estágios iniciais, pode ter mais de 90% de chance de cura. A mamografia é considerada o exame mais eficaz para esse diagnóstico e está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta quinta-feira (05), a reportagem da Rádio Clube esteve no CEAE – Centro Estadual de Atenção Especializada, em Patos de Minas, para destacar a importância do exame e esclarecer dúvidas da população. Quem conversou com a reportagem foi a coordenadora assistencial do CEAE, Neuza Godinho.

Segundo Neuza, a conscientização é fundamental para que mais mulheres realizem o exame regularmente. “É extremamente importante a oportunidade que as mulheres têm de detectar precocemente o câncer de mama. Quanto antes esse diagnóstico é feito, maior é a chance de sobrevida”, destacou.

De acordo com a coordenadora, houve uma atualização na faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde. Atualmente, mulheres a partir dos 40 anos já podem realizar a mamografia, que deve ser feita de forma periódica, conforme orientação dos profissionais de saúde.

Outro ponto abordado foi o receio de dor durante o exame. Neuza explicou que pode haver apenas um leve desconforto devido à compressão da mama, mas que a tecnologia atual tornou o procedimento muito mais confortável. “Não é uma dor intensa, é apenas um desconforto leve”, afirmou.

Ela também esclareceu dúvidas sobre a radiação utilizada no exame, desmistificando a ideia de que a mamografia poderia causar câncer. “Isso é uma lenda. A radiação utilizada é mínima e o exame é seguro, além de ser essencial para a detecção precoce da doença”, reforçou.

Embora a mamografia seja mais comum entre mulheres, Neuza informou que homens também podem realizar o exame em casos específicos. No CEAE, tem sido observado um aumento na procura do público masculino, principalmente em situações pontuais.

Quanto ao atendimento, o CEAE funciona atualmente em sistema de demanda espontânea, ou seja, não é necessário agendamento prévio. O paciente deve comparecer ao local com um documento pessoal e o cartão do SUS, podendo realizar o exame no mesmo dia. Devido à alta procura, a orientação é ligar antes para verificar o fluxo de atendimentos e evitar longas esperas.

A unidade realiza, em média, 30 a 40 exames de mamografia por dia, todos de forma gratuita. O CEAE funciona de 7h às 17h, está localizado na Rua Dr. Noé Ferreira, nº 121, bairro Bela Vista, e o telefone para contato é (34) 3030-1486.

Confira a entrevista completa:

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>