Crise de ansiedade coletiva é registrada na Escola Agrícola e 10 alunos são encaminhados a hospital em dois dias

O médico que atendeu os alunos caracterizou o quadro como uma síndrome de hiperventilação

Desde a noite de ontem, quinta-feira (16/02), diversas pessoas começaram a relatar uma onda de crise de ansiedade entre alunos da Escola Estadual Agrotécnica Afonso Queiroz. A situação teria levado um total de 10 alunos para o atendimento médico, sendo quatro atendidos na tarde de ontem quinta-feira (16) e seis alunos nesta sexta-feira (17).

O jornalismo do Portal Clube Notícia conversou com o diretor da escola, Whesthony Tavares, que contou o que realmente aconteceu no educandário, uma vez que diversas especulações foram ventiladas em torno ao assunto nas redes sociais.

Whesthony Tavares explicou que o médico que atendeu os alunos caracterizou o quadro como uma síndrome de hiperventilação, que é causada pela ansiedade.

“O aluno vai ficando ansioso, ansioso e o que acontece, isso reverbera no momento que o aluno vê um, o outro vê o colega passando mal e vai criando um efeito dominó, uma reação em cadeia”, detalhou o diretor.

Ele também explicou que não teve um padrão em relação ao perfil dos alunos que sofreram a crise de ansiedade, sendo atendidos alunos do sexo masculino e feminino de turmas aleatórias, porém, alguns são amigos um dos outros.

A Escola Agrícola ressalta que prestou toda a assistência necessária aos 10 alunos que, segundo o diretor, estão todos atualmente bem. Além disso, as famílias foram devidamente orientadas pela equipe de psicólogos do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), para buscarem um acompanhamento psicológico, avaliando caso a caso.

De acordo com o SAMU, o médico que atendeu parte dos alunos, relatou que os pacientes apresentavam agitação psicomotora.

Confira a nota na íntegra:

Recebemos o chamado de um solicitante que pedia socorro para uma vítima que supostamente estaria com crise de ansiedade, foi enviado uma ambulância de suporte básico com condutor socorrista e técnico até o local, ao chegar no local nossa equipe se deparou com mais pessoas sintomáticas e foi solicitado o apoio da ambulância avançada, com condutor, enfermeiro e médico. Nossa equipe realizou os atendimentos no local onde os pacientes foram devidamente medicados e quatro deles foram transportados para o HRAD e outros três pacientes foram encaminhados por terceiros. O médico relatou que os pacientes apresentaram agitação psicomotora.

A Secretaria de Estado de Educação também foi procurada e reforçou que a direção da escola tomou todas as providências necessárias e que o caso continuará sendo acompanhado, com o objetivo de prestar apoio e acolhimento aos estudantes e seus familiares.

Confira a nota na íntegra:

Sobre os estudantes da Escola Estadual Agrotécnica Afonso Queiroz, em Patos de Minas, que apresentaram uma crise de ansiedade, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que a direção da escola tomou todas as providências necessárias. Os pais e responsáveis foram acionados e os estudantes seguiram para atendimento médico. Após realizar exames, que não apontaram alterações, os estudantes foram liberados. A direção da escola, juntamente com a Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas, responsável pela coordenação da escola, continuarão acompanhando o caso, para prestar apoio e acolhimento aos estudantes e seus familiares.

Confira a entrevista completa: