Outono chega ainda com cara de verão e final de semana é de sol e calor em Patos de Minas

Temperatura atingiu 30ºC nesse domingo, mas a mínima deverá cair nos próximos dias

O início do outono chegou mantendo as características do final do verão no Alto Paranaíba. A chegada da nova estação foi ao 12h33 deste domingo (20/03), e expectativa de trazer um clima mais ameno para Minas Gerais.  As temperaturas em todo o estado de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vão cair nestes primeiros dias da estação, mas voltam a subir ao longo da semana. Essa mudança deve acontecer, segundo o Inmet, devido à entrada da primeira massa de ar frio e úmido do ano, que se posiciona sob o oceano e entra para o estado, coincidindo com a troca de estação.

De acordo com o professor de agroclimatologia do Centro Universitário de Patos de Minas, Adalberto Vieira, em entrevista ao jornalismo da Rádio Clube98, o outono será marcado por uma amplitude térmica, ou seja, temperaturas mínimas mais baixas e máximas também mais baixas, só que a diferença entre a máxima e a mínima é bem maior do que nas outras estações. “Vamos começar a ver isso já partir do primeiro dia do outono na região com entradas de frente frias”, informou. Até meados de abril ainda há previsão de algumas pancadas de chuva, depois a chuva diminui gradativamente. E, normalmente em maio, as massas de ar frio começam a chegar com intensidade suficiente para provocar declínio de temperatura em todo o estado.

O professor ainda disse que há previsão de uma frente fria chegando ao Alto Paranaíba para essa semana, e que a temperatura deve cair algo em torno de 4º c, mas a máxima ficará um pouco mais quente. A previsão ainda de precipitação de chuvas nesse começo de outono, o suficiente para o desenvolvimento de culturas na safrinha. Até o momento, o mês de março foi completamente diferente dos outros meses do período chuvoso, as chuvas ficaram bem abaixo do esperado, sem volume significativo.

Foto: Wikipédia