A comemoração dos apoiadores patenses do candidato, agora eleito, Luís Inácio “Lula” da Silva (PT) teve início nas ruas de Patos de Minas por volta das 20h20. Os eleitores que votaram no ex (e futuro) presidente se encaminharam para o Galpão do Produtor Rural com buzinaço a animação.
Ainda com aproximadamente 98,95% das urnas apuradas, Lula (PT) já foi matematicamente eleito o próximo Presidente da República e deve governar o Brasil pelos próximos quatro anos, devendo receber a faixa presidencial em 1º janeiro de 2023.
Eleito em 2002 e reeleito em 2006, Lula comandará o país pela terceira vez. Com 77 anos, ele será o presidente mais velho a assumir o cargo. O novo vice-presidente será o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB).
Em 2022, durante disputa acirrada com o atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), Lula obteve mais de 60 milhões de votos, o que corresponde a aproximadamente 50,88% dos votos válidos.
Mantendo uma certa tradição, em que o presidente brasileiro é definido pelos mineiros, Lula também obteve maior parte dos votos em Minas Gerais recebendo 50,18% contra 49,82% de Bolsonaro (considerando 98,34% das seções totalizadas).