Segunda-feira (4/4) terá início a 8ª Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo, e em Patos de Minas as unidades de saúde da família (exceto Várzea) já estarão com as doses disponíveis.
O objetivo é vacinar indiscriminadamente crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, mesmo aquelas que já tenham sido imunizadas contra a doença.
Os trabalhadores da saúde também estão no grupo prioritário para receber a dose contra o sarampo, sendo que eles já estão convocados para tomar a vacina antigripal a partir da mesma data, ou seja, da próxima segunda-feira (ambas podem ser administradas no mesmo dia). Para receber os imunizantes, esses profissionais devem apresentar, além de documento pessoal com foto, algum comprovante do vínculo empregatício.
Horário – As salas de vacinas agora funcionam das 7h30 às 16h (unidades convencionais). Quatro USFs ficam abertas até 18h para aplicação das doses, e são elas: Nova Floresta, Itamarati, Padre Eustáquio e Sebastião Amorim.
A doença – O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de 1 ano de idade. Porém é prevenível por meio da administração da vacina tríplice viral.