Ouça ao Vivo:

Concurso de cafés de Minas Gerais bate recorde com quase 2 mil amostras inscritas

Competição reúne produtores das quatro principais regiões cafeeiras do estado; resultado será divulgado em dezembro
foto: Emater

O 23º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais registrou recorde de participação em 2026, com 1.982 amostras inscritas. Promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a competição busca reconhecer a qualidade dos cafés produzidos no estado e valorizar o trabalho dos cafeicultores.

Um dos destaques desta edição é a participação da agricultura familiar. De acordo com levantamento da Emater-MG, 73% das propriedades inscritas possuem até 10 hectares, evidenciando a presença de pequenos produtores na produção de cafés de qualidade.

As amostras são provenientes das quatro principais regiões cafeeiras de Minas Gerais: Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas.

O concurso é dividido em duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.

Na edição deste ano, as amostras já passaram pela análise física e estão sendo submetidas à avaliação sensorial. Nessa etapa, especialistas analisam características como aroma, sabor, acidez, corpo e equilíbrio da bebida.

Após essa avaliação, 240 amostras serão classificadas para a próxima fase. Para avançar, os cafés precisam alcançar pelo menos 85 pontos, em uma escala de 100, seguindo a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA), referência internacional na avaliação de cafés especiais.

A cerimônia de premiação está prevista para o dia 10 de dezembro, em Belo Horizonte. Na ocasião, serão anunciados o Grande Campeão Estadual, que terá a maior pontuação geral, e os vencedores regionais de cada categoria.

Na edição de 2025, o título de Grande Campeão Estadual ficou com o agricultor familiar João Pedro Emerick Ramos, de Alto Jequitibá, na região das Matas de Minas. O café produzido por ele alcançou 93,2 pontos, estabelecendo a maior nota registrada até então na história do concurso.

Além de reconhecer os produtores, a iniciativa contribui para dar visibilidade aos cafés especiais mineiros e incentivar o aprimoramento das técnicas de produção, colheita e pós-colheita.

O concurso é realizado pela Emater-MG, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Universidade Federal de Lavras (Ufla), a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e o Conselho Nacional do Café (CNC).

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>