Com 211 patenses atingidos pelas chuvas, CEDEC envia cestas básicas, colchões e kits dormitório para população desabrigada

Dois abrigos municipais provisórios foram montados para atender as famílias atingidas
Fotos: Toninho Cury

Mesmo com a chuva cessando em Patos de Minas e região nos últimos dias, as autoridades continuam em estado de alerta sobre a situação do Rio Paranaíba. De acordo com medição realizada pelo Corpo de Bombeiros por volta das 9h10 desta segunda-feira (16/01), o nível do Rio estava em 9,97 metros acima do nível normal, baixando consideravelmente.

Durante a manhã, de hoje, segunda-feira (16/01), aconteceu a entrega dos materiais enviados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC) para Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

Após a solicitação de ajuda humanitária, administração municipal conseguiu com a CEDEC a doação de 122 cestas básicas, 62 kits de limpeza, 62 kits de higiene, cinco colchões de solteiros e cinco kits dormitório para a população desabrigada ou desalojada por causa da última enchente.

As famílias beneficiadas foram cadastradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social por meio da Central de Atendimento Social às Vítimas das Enchentes.

Toninho Cury

De acordo com o boletim divulgado pela Central de Atendimento Social às Vítimas das Enchentes (CASVE), Patos de Minas tem 71 famílias desalojadas, totalizando 186 pessoas; e outras 10 famílias estão desabrigadas em razão da enchente do Rio Paranaíba, totalizando 25 pessoas.

Dois abrigos municipais provisórios foram montados. Na Escola Estadual Santa Terezinha, no atual momento, 13 pessoas de cinco famílias estão abrigadas no local, sendo 12 adultos e uma criança.

Já no abrigo provisório montado na Escola Estadual Ilídio Caixeta de Melo, até o momento, estão abrigadas 12 pessoas de cinco famílias, sendo 10 adultos e duas crianças.

Entenda os termos desajolados ou desabrigados?

De acordo com o Glossário da Defesa Civil, é considerada DESALOJADA a pessoa que foi obrigada a abandonar – temporária ou definitivamente – sua habitação em função de evacuações preventivas, destruição ou avaria grave, decorrentes do desastre e que, não necessariamente, carece de abrigo provido pelo Sistema.

DESABRIGADO é um desalojado ou pessoa cuja habitação foi afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo provido pelo sistema.