Através da Campanha Pague e Ganhe, Sicoob Credicopa doa usina de energia fotovoltaica para a Casa das Meninas

Iniciativa deve resultar em uma economia mensal de R$ 8 mil nas contas de energia elétrica

Na tarde desta quarta-feira (31/05), o Sicoob Credicopa realizou a inauguração de uma usina fotovoltaica instalada na Casa das Meninas Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa aconteceu através da Campanha Pague e Ganhe, que incentiva os cooperados de Patos de Minas a pagar suas contas pelo aplicativo Sicoob ou Internet Banking, gerando uma doação para uma instituição filantrópica da cidade.

Após três anos da campanha, o investimento foi de aproximadamente R$ 200 mil e contemplou a instalação de uma usina fotovoltaica, com uma área de 400 m², totalizando 72módulos solares, que permite geração anual estimada em aproximadamente 65.000 kWh. Isso significa economia média esperada de 103% na conta de energia da Casa das Meninas.

Em entrevista à reportagem do portal Clube Notícia, Ronaldo Siqueira, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicopa, ressaltou que essa economia mensal deve girar em torno de R$ 8 mil, o que poderá ser investido em alimentação e outras necessidades da instituição.

Irmã Marcelina, da Casa das Meninas, reforçou a importância da economia nas contas de energia, destacando seu uso para a ampliação de projetos e serviços oferecidos pela instituição.

“Hoje nós temos o Lar de Idosos, crianças e adolescentes em situação de risco – de 0 a 17 anos -, alunos da creche e começa, mês que vem, o contraturno. Então, atendemos por volta de 200 pessoas por dia”, explica.

A ação foi inspirada no Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo Mineiro: MinasCoop Energia, criado pelo Sistema Ocemg. O programa consiste no incentivo às cooperativas para a construção de usinas fotovoltaicas para suprir a demanda de energia de suas unidades, com doação de parte dessa energia a entidades filantrópicas.

“Fazemos nossa sua parte não apenas para o setor econômico, mas também para reduzir os impactos ambientais nas regiões onde atuamos”.

O Sicoob Credicopa, por possuir autossuficiência energética na construção da sede administrativa, optou por apoiar o Projeto MinasCoop, através de seus cooperados, com a campanha Pague e Ganhe.

Confira as entrevistas:

Casa das Meninas

Em funcionamento desde 1957, em Patos de Minas, é uma Entidade de Assistência Social, de caráter filantrópico, de direito privado, sem fins lucrativos que atua nas áreas da educação e assistência social, atividade preponderante na área beneficente de Assistência Social.

A instituição tem como objetivo acolher indivíduos com vínculos familiares rompidos e/ou em situação de vulnerabilidade e risco social, a fim de garantir proteção integral à maternidade, infância e velhice, através de Projetos, Programas e/ou Benefícios.