O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) iniciou uma série de encontros voltados ao planejamento da segurança das Eleições Gerais de 2026. A primeira reunião ocorreu nesta quarta-feira (2), em Pouso Alegre, no Sul de Minas, dentro das ações do Gabinete Integrado de Segurança (GIS).
A iniciativa reúne representantes da Justiça Eleitoral e de órgãos responsáveis pela segurança pública para discutir estratégias que garantam tranquilidade durante o período eleitoral. O objetivo é integrar as instituições e antecipar possíveis situações que possam comprometer a realização do pleito.
Os encontros regionais fazem parte do planejamento do TRE-MG para as eleições deste ano e devem percorrer diferentes regiões do estado. Durante as reuniões, são avaliadas características de cada localidade, além de demandas específicas relacionadas à segurança de eleitoras, eleitores, candidatas, candidatos, mesárias e mesários.
Integração entre órgãos
O Gabinete Integrado de Segurança atua na articulação entre diferentes instituições para facilitar a troca de informações e a adoção de medidas preventivas durante o processo eleitoral.
A proposta é estabelecer um trabalho coordenado para situações que possam exigir atuação conjunta, desde o período que antecede a votação até o encerramento do pleito.
A preparação também considera o deslocamento de equipes, a segurança dos locais de votação, o transporte e armazenamento de urnas e outras atividades relacionadas à realização das eleições.
Eleições acontecem em outubro
O primeiro turno das Eleições Gerais de 2026 está marcado para 4 de outubro. Os eleitores escolherão presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno será realizado em 25 de outubro.
O TRE-MG também vem desenvolvendo outras ações de preparação para o pleito. Entre elas estão os treinamentos de mesários e os procedimentos de fiscalização e auditoria dos sistemas eleitorais.
A Justiça Eleitoral destaca que a segurança do processo começa antes do dia da votação. Os sistemas passam por testes, verificações e auditorias em diferentes etapas, inclusive antes e depois da realização das eleições.
Com os encontros regionais, o TRE-MG busca ampliar a integração entre as forças de segurança e demais instituições envolvidas na organização do pleito, garantindo uma atuação planejada e coordenada em todo o estado.







