Secretaria de Obras aponta que erosão em avenida de Patos de Minas foi facilitada por recorte irregular feito pela COPASA no terreno

Companhia afirma que cratera não é de sua responsabilidade

Uma cratera de grandes dimensões tem avançado pela avenida Tenente Coronel Altino Augusto Pereira, cruzamento com a rua Joanita Antônia França, no bairro Chácaras. O jornalismo do Sistema Clube esteve no local e registrou o estado da erosão na manhã desta quarta-feira (18/01). Apenas uma pequena placa de obras alertava sobre o buraco, que acumulava entulhos.

Segundo informações, a cratera teria surgido no início de 2023 e, desde então, permanece sem passar por obras de restauração. A cerca de um terreno ficou pendurada sobre a erosão e parte da rede pluvial do local ficou exposta. Para além dos danos materiais, há ainda os perigos para motoristas e pedestres desavisados sobre as condições da via, bem como doenças e outros riscos para a saúde devido ao lixo acumulado no buraco.

O departamento de jornalismo do portal Clube Notícia entrou em contato com a Prefeitura de Patos de Minas que, em nota, informou que:

“Pela avaliação da equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), o recorte inadequado no terreno feito anteriormente pela Copasa para instalar a rede de esgoto facilitou a erosão. Contudo, visando ao tráfego e à segurança na via, o município fará a recomposição do solo tão logo as máquinas concluam a remoção do pavimento nas ruas mais danificadas pelas chuvas e cujo fluxo é maior. Neste momento, todos estão empenhados nessa força-tarefa”.

A COPASA, por sua vez, afirmou que a erosão não é de responsabilidade da Companhia.

“A rede de esgotamento sanitário da Companhia no referido local foi quebrada pelo desmoronamento decorrente das chuvas que atingiram a região, mas as manutenções para corrigir o problema foram concluídas no dia 9 de janeiro. A empresa esclarece que a recuperação do terreno é de responsabilidade da administração municipal”.