Enfermeiros de Patos de Minas realizam manifestação contra a suspensão do piso salarial

Foto: Luís César

Enfermeiros de Patos de Minas participam nesta quarta-feira (21), de uma manifestação para cobrar o pagamento do piso salarial da categoria. O ato está sendo realizado em diversas cidades brasileiras em defesa da causa.

Na Capital Nacional do Milho, a manifestação foi iniciada no período da manhã, em frente ao Hospital Regional Antônio Dias- HRAD, e seguiu pela Rua Major Gote, sentido a Praça Antônio Dias. A expectativa é que os profissionais continuem a manifestação durante a tarde e o início da noite, encerrando com uma carreata passando pelas principais ruas da cidade.

A enfermeira obstetra, keila dos Reis, conversou com o jornalismo do portal Clube Notícia, e explicou que o movimento faz parte de um chamamento nacional.

“É um chamamento da equipe de enfermagem pra uma paralisação nacional de 24 horas, essa paralisação começou 07 horas desta quarta-feira e vai finalizar 07 horas da manhã de quinta-feira, mas apesar da paralisação, a gente está garantindo um número mínimo de servidores dentro das instituições, para que possa manter assistência como previsto,” explicou a enfermeira.

Segundo os profissionais participantes, a paralisação é uma forma de protestar e exigir o pagamento do piso salarial que foi votado e aprovado, mas com a preocupação de preservar o atendimento da população.

“A primeira coisa que fizemos, foi uma escala de trabalho para garantir a assistência dentro das instituições”, salientou keila dos Reis

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, no dia 4 de setembro, a lei que criou o piso salarial da enfermagem. No dia 15 de setembro o STF formou maioria de votos para manter a suspensão da lei.

Confira a entrevista na íntegra: