O Ministério da Saúde prorrogou, até 30 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022. A decisão visa aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população. Em Patos de Minas, os pais de crianças e adolescentes com o cartão de vacinas incompleto podem procurar quaisquer Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto a do bairro Várzea e da zona rural, para imunização dos filhos.
O objetivo da campanha, que terminaria na próxima sexta-feira (09/09), é alcançar uma porcentagem de cobertura vacinal igual ou maior que 95% contra a poliomielite, além de reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, até esta terça-feira (06/09), Patos de Minas tem apenas 54,04% do público-alvo (crianças menores de cinco anos) vacinado contra a poliomielite.
Além do imunizante contra a polio, estão sendo distribuídas todas doses do calendário vacinal. Os pais que tiverem dúvidas, sobre a leitura do cartão, podem procurar o posto de saúde mais próximo para esclarecê-las.
Poliomielite
A paralisia infantil, de nome científico poliomielite, é uma doença causada pelo poliovírus. Em casos mais graves, há a limitação ou perda total de movimentos dos membros, principalmente inferiores. Até o presente momento, a única forma conhecida de evitar a doença é a vacinação de crianças entre um e cinco anos de idade.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.