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Obras de pavimentação da “Estrada de Entre Ribeiros” avançam 27 quilômetros, em Paracatu

Construção de ponte sobre o Rio Paracatu e de passagem no KM 19 também faz parte do projeto
Imagem: divulgação/DER

As obras de pavimentação dos 68 quilômetros da LMG-680, rodovia localizada no município de Paracatu, também conhecida como “Estrada de Entre Ribeiros”, avançaram 27 quilômetros. O projeto integra o Provias, lançado pelo Governo de Minas em abril de 2022.

A popular rodovia da produção se transformou nos últimos meses em um grande canteiro de obras, com diversas máquinas em operação. O trecho deve ser devolvido em plenas condições para otimizar a capacidade de escoamento da produção agrícola do projeto do Entre Ribeiros, considerado a maior área irrigada da região.

Além disso, faz parte do projeto a finalização da construção da ponte sobre o Rio Paracatu no KM 20 e de uma passagem inferior no KM 19, que já estão em construção. O prazo contratual para conclusão das obras, que tiveram início em maio de 2022, é dezembro de 2024.

Importância

A LMG-680 é a principal via de escoamento de toda a produção agropecuária da região, com destaque para a produção de grãos e de cana-de-açúcar com duas usinas sucroalcooleiras instaladas na rodovia.

Ao todo, serão R$ 45 milhões investidos. Desse total, R$ 25 milhões são recursos do Estado provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale após o rompimento da barragem em Brumadinho. Outros R$ 20 milhões são fruto de convênio assinado entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Paracatu e a Associação dos Beneficiários da LMG-680.

Provias

O Provias é um marco em Minas com a recuperação de 2,5 mil quilômetros da malha mineira.

Com mais de R$ 2 bilhões em investimentos, o pacote de obras vai requalificar trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias.

O programa também trará reflexos econômicos positivos para o estado. A expectativa é que sejam gerados 8 mil empregos diretos e 24 mil indiretos com a execução das obras.

Os recursos para as obras foram obtidos a partir do Acordo Judicial firmado em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

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