Nesta sexta-feira (14/07), a Reforma Tributária – mudança da estrutura de cobrança de impostos, taxas e outras contribuições – foi o principal assunto abordado no DEBATE 98. O programa contou com a presença do engenheiro, ex-prefeito e ex-deputado federal José Humberto Soares. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho e Edvar Santos e recebeu a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.
José Humberto inicia a discussão fazendo a comparação da Economia com o timão do Titanic, explicando que ao gira-lo, devido ao tamanho do navio, a resposta é demorada, diferente do volante de um carro, por exemplo.
“Não são apenas os interesses dos contribuintes. São interesses do sistema federativo, envolve o pacto federativo, a divisão dos tributos entre União, Estados e Municípios. Portanto, é um tema muito complexo e que afeta diretamente a Economia, a geração de empregos e renda e deve ser bem acompanhado por todos”, afirma sobre a Reforma Tributária.
Como exemplo de mudança na esfera municipal, o convidado fala sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que, com a Reforma, pode passar a ser definida por decreto dos prefeitos, sem antes passar pelo Legislativo municipal.
“Prefeitos não precisam temer perder receita, ela só tende a aumentar. […] A visão do PT no governo é de ter um Estado maior”, defende José Humberto.
O imposto único, os impactos da Reforma Tributária em diversos setores, o equilíbrio entre a cobrança de tributos e o que é devolvido para a população, a simplificação frente à burocratização também foram assuntos abordados no programa desta sexta-feira (14/07).
Confira o DEBATE 98 na íntegra: