Ouça ao Vivo:

Saiba os medicamentos contraindicados em caso de suspeita de Dengue

Medicamentos que entram na classe chamada de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) não são indicados

Diante do aumento expressivo do número da Dengue, é essencial que a população se atente a todos as problemáticas da doença, incluindo os medicamentos que se tomados por contaminados pela Dengue podem piorar a gravidade dos sintomas.

A doença possui duas vertentes, a clássica e a hemorrágica. A mais comum provoca sintomas como febre alta repentina, dor de cabeça, prostração e dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos. Porém, em cerca de um a cada 20 casos, segundo informações do Instituto Butantan, ela pode se desenvolver para a forma mais grave.

No caso da Dengue hemorrágica, dor abdominal intensa, sangramento nas gengivas ou nariz, vômito persistente, às vezes com sangue, e presença de sangue nas fezes são alguns dos sinais de que o quadro evoluiu para a forma hemorrágica. O problema de alguns medicamentos, embora seguros no dia a dia, podem ampliar esse risco de sangramento durante uma infecção pelo vírus da dengue.

Remédios que não podem ser consumidos por contaminados pela dengue:

De acordo com a doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e divulgadora científica Ana Elisa Gonçalves o ibuprofeno; o ⁠cetoprofeno; o ⁠ácido acetilsalicílico (aspirina e várias outras formulações); o naproxeno; o ⁠piroxicam; o ⁠diclofenaco; a ⁠nimesulida e a ⁠indometacina. Além disso, explica a especialista, os corticoides, como prednisona, prednisolona, dexametasona e hidrocortisona, são contraindicados. Esses medicamentos entram na classe chamada de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que envolvem analgésicos e antitérmicos comuns encontrados em farmácias sem a necessidade de receita médicas.

Segundo a farmacêutica: Esses medicamentos têm um efeito colateral que é uma atuação no funcionamento das plaquetas, que são células responsáveis pela coagulação do sangue. Quando temos uma lesão, precisamos da coagulação para não ter um sangramento, uma hemorragia. Só que a dengue é uma doença viral que pode gerar quadros hemorrágicos justamente porque o vírus pode destruir as plaquetas e causar lesões em vasos sanguíneos. Então, quando já há essa ação do vírus, o uso conjunto desses medicamentos vai piorar a atividade das plaquetas e levar a um risco maior de hemorragia.

Qual remédio pode tomar com dengue?

A indicação no caso de suspeita, ou de confirmação de dengue, é que a preferência seja pelos analgésicos dipirona e paracetamol, que não interferem como os outros no risco de sangramento. Eles podem ser importantes porque, como não há tratamento específico para a dengue, as recomendações envolvem repouso, hidratação e eventualmente o uso de um dos dois medicamentos para aliviar febre ou dores.

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>