Roxo e Laranja: são as cores que definem campanhas durante o mês de fevereiro

O mês é voltado para conscientização a diversas doenças como: Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia.
Reprodução/ Divulgação

Fevereiro traz consigo duas cores que remetem as importantes campanhas de conscientização e combate a diversas doenças, como: Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia.

O lúpus é uma doença autoimune inflamatória que pode afetar diversos órgãos e tecidos, causando sintomas como febre, dor nas articulações, fadiga e entre outros sintomas.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, causada pela morte de células cerebrais, se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas, tais como a memória, a linguagem e a orientação, por exemplo. Está associada a pessoas com idade mais avançada, mas pode ocorrer de forma prematura.

Já a Fibromialgia é uma síndrome cujos sintomas são dor em todo o corpo, fadiga, sono reparador, alterações intestinais, na memória e na atenção.

Essas três primeiras doenças fazem parte da campanha “Fevereiro Roxo”, que apesar de serem patologias diferentes, carregam consigo uma semelhança: não tem cura! Por isso, a campanha visa incentivar o diagnóstico precoce, para que as pessoas que convivem com a doença possam ter qualidade de vida.

Além disso, tem também a campanha “Fevereiro Laranja”, com o objetivo não só de conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce da leucemia, mas também dar visibilidade a importância da doação de medula óssea. A leucemia é uma doença cuja característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Existem mais de dez tipos de variações da doença.