Mesmo com a chuva cessando nas últimas horas em Patos de Minas, o nível do Rio Paranaíba continua preocupando. De acordo com medição realizada pela Defesa Civil por volta das 14h10 desta segunda-feira (09/01), o nível do Rio estava em 9,27 metros acima do nível normal.
Na manhã de hoje, às 07h, a elevação estava em 9,23m acima do nível normal. Desta forma foram elevados 4 centímetros em pouco mais de 7 horas.
Imagens feitas pelo Corpo de Bombeiros, na manhã desta segunda-feira entre 9 e 10h, mostram o acompanhamento do Córrego do Monjolo, entre bairros os Vila Rosa e Jardim Paulistano, até ponto de encontro com rio Paranaíba.
É possível ver no lado direito a água já entrando em algumas residências da rua Carmo do Paranaíba.
O Corpo de Bombeiros alerta a população para que, quando estiver chovendo, a atenção seja redobrada, evitando áreas de inundação e regiões com históricos de alagamento. Outra orientação é para que a população jamais enfrente enxurradas ou ruas alagadas e nem busque abrigo ou estacione veículos abaixo de árvores.
Caso note rachaduras nas paredes das casas ou surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno avise imediatamente o Corpo de Bombeiros através do número 193 ou também acionar a Defesa Civil.
Situação de emergência
No início da noite deste domingo (08/01), o prefeito Luís Eduardo Falcão decretou situação de emergência em Patos de Minas devido às chuvas intensas que vem atingindo a cidade na última semana, colaborando para a cheia do Rio Paranaíba, transbordamento do Córrego do Monjolo e relatos de inundações em áreas de risco. O decreto chega no mesmo dia, 8 de janeiro, um ano depois desde a última vez que essa decisão precisou ser tomada.