Professor do UNIPAM debate Patos de Minas como cidade polo de inovação tecnológica e empreendedorismo

A “Missão Internacional Anprotec 2023” na Suíça e Luxemburgo também foi um tema abordado

Nesta quinta-feira (05/10), a “Missão Internacional Anprotec 2023” na Suíça e Luxemburgo foi o tema de destaque no DEBATE 98. O programa contou com a presença do coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do UNIPAM, Fernando Dias da Silva. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso e recebeu a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.

O convidado explicou que a missão foi realizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O intuito da iniciativa foi conhecer o Ecossistema Suíço e participar da 40ª Conferência Mundial sobre Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), realizada em Luxemburgo.

“Quando eu falo de empreendimentos inovadores, Patos está no radar da Anprotec. […] O motivo de eu estar nessa missão […] é exatamente o trabalho que já vem sido desenvolvido aqui ao longo dos últimos 10 anos. Não só através de nós, do UNIPAM, de uma aceleradora e de uma incubadora de empresas, de uma educação empreendedora nos mais diversos níveis educacionais, mas também de outras entidades”, explicou o professor.

Fernando Dias falou ainda sobre o que aprendeu durante a missão, como, por exemplo, o fato de que os investimentos em tecnologia na Suíça são, majoritariamente, feitos pela iniciativa privada. O convidado falou também sobre a participação brasileira 40ª Conferência Mundial sobre Parques Científicos e Áreas de Inovação, apresentando boas práticas.

O momento de inovação e empreendedorismo que Patos de Minas tem passado; a parceria público-privada na cidade; a criação de um Centro de Inovação no município; a educação empreendedora e a qualificação profissional técnica de jovens; a estrutura e oportunidades do Colégio Universitário do UNIPAM também foram assuntos em pauta no programa desta quinta-feira (05/10).

Confira o DEBATE 98 na íntegra: