A Polícia Militar Rodoviária (PMR), divulgou nesta segunda-feira (16), o balanço da operação Padroeira do Brasil 2023, que foi realizado entre os dias 11 à 15 de Outubro.
Os dados mostram uma redução de -58% do número de vítimas fatais e -31% do número de acidentes de trânsito com vítimas nas rodovias estaduais e federais.
Durante os quatro dias de operação, cerca de 485 motoristas foram autuados por infrações por embriaguez, sendo 171 presos por embriaguez ao volante foram, 494 prisões e apreensões, sendo 96 por crimes de trânsito e 17 foragidos recapturados, foram apreendidas 11 armas de fogo e recuperados 1.078 veículos e 10 prisões por trâfico de drogas.
A operação teve o intuito de coibir o cometimento das infrações de trânsito que mais ocasionam graves acidentes de trânsito, como a embriaguez ao volante, o excesso de velocidade, com utilização de radares portáteis, uso indevido do celular ao volante, ultrapassagens em locais proibidos, verificação da não utilização do cinto de segurança, dentre outras infrações que afetem preponderantemente a chance de ocorrência ou aumentem a gravidade das vítimas.