Presidente do Grupo Conserbras comenta transição das empresas coletoras de lixo em Patos de Minas

A troca de empresas gerou reclamações sobre o acúmulo de resíduos na cidade

Nesta sexta-feira (19/10), um final de semana com enorme quantidade de lixo espalhado pela cidade, resultado da troca da empresa coletora foi um dos temas de destaque no DEBATE 98. O programa contou com a presença do presidente do Grupo Conserbras, Walter Ferreira Soares. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso e recebeu a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.

Presente na cidade desde janeiro de 2016, o Grupo Conserbras atuou no recolhimento do lixo e operação do aterro sanitário de Patos de Minas até 13 de outubro, quando a empresa Limpebras assumiu o serviço. Com a troca, diversas reclamações surgiram devido ao acúmulo de resíduos na cidade durante o início desta semana.

Na oportunidade, o convidado explicou que o contrato do Grupo Conserbras foi de 60 meses, que venceu em outubro de 2021, e então foi feito um novo contrato emergencial, que foi sendo renovado conforme pesquisa de preço no mercado. Sobre uma licitação para o serviço, Walter Ferreira esclareceu que não foi possível fazer um dentro do prazo legal.

“A Comissão de Licitação fez o edital e ele recebeu muitos questionamentos, muitas críticas de concorrentes. De repente, eles não conseguiram atender essas respostas dentro do prazo legal e tiveram que fazer mais uma prorrogação”, afirmou.

Como é estipulado o custo do serviço; os investimentos necessários para o trabalho; como é feita a operação do aterro sanitário em Patos de Minas; a preparação dos coletores de lixo; a ausência de mão de obra; e outros assuntos também estiveram em pauta no programa desta quinta-feira (19/10).

Confira o DEBATE 98: