Preservação de nascente e aproveitamento sustentável de água é inaugurado na Escola Estadual Cônego Getúlio em Patos de Minas

A obra teve início em março deste ano e está avaliada em R$ 25 mil.

Os alunos e professores da Escola Estadual Cônego Getúlio já podem comemorar. É que a nascente situada na área interna da escola e utilizada para educação ambiental dos alunos será aproveitada, em benefício da escola. Com o propósito de incentivar o consumo consciente de água e contribuir para a preservação dos recursos hídricos, a Copasa inaugurou nesta terça-feira (21) a estrutura para armazenamento de água da chuva na escola estadual Cônego Getúlio, em Patos de Minas. A obra teve em início em março deste ano e está avaliada em R$ 25 mil.

A instalação foi realizada por meio de ações desenvolvidas pelo Chuá Socioambiental, uma iniciativa da Copasa que visa educar e preservar. É parte do Pró-Mananciais, um programa de proteção e recuperação de nascentes da companhia. Diversas atividades de educação ambiental foram desenvolvidas nas instituições de ensino, culminando no recebimento do Selo Chuá Escola Amiga do Meio Ambiente e na construção das unidades de coleta e armazenamento de água de chuva, também chamadas de cisternas de captação.

A estrutura comporta até 15 mil litros de água pluvial, que poderá ser usada em projetos pedagógicos, como horticultura, jardinagem e educação sanitária e ambiental. Também servem de estímulo à reflexão sobre o ciclo da água, a bacia hidrográfica, saúde e saneamento, que configuram a temática do Chuá para dialogar sobre água de qualidade para os seus mais diversos usos.

A diretora da Escola Estadual Cônego Getúlio Walterly Porto em entrevista a Rádio Clube98 comemorou a inauguração que ocorreu nesta terça-feira (21/06), “É uma alegria, um sonho desde 2018 nós desenvolvemos o programa Chuá. É realmente uma referencia para os educandos. O que mais me encanta é toda a mudança de postura dos pais e alunos em todas as nossas ações. Um projeto que não vem só para a escola e sim para Patos de Minas como um todo. É um prêmio para toda a sociedade patense,”.

.