Prefeitura informa que três dos cinco casos suspeitos de Monkeypox em Patos de Minas foram descartados

A ASCOM da prefeitura de Patos de Minas ainda informou que não é possível informar a data dos próximos resultados
Foto: Reprodução

No início da tarde desta sexta-feira (12/08), a Prefeitura de Patos de Minas informou que três dos cinco casos suspeitos de Monkeypox em Patos de Minas estão descartados. Segundo informado pela assessoria de comunicação da prefeitura (ASCOM), dois casos foram descartados por exames que testaram resultados negativos e um por critério clínico.

No boletim divulgado na tarde da última segunda-feira (09/08), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apresentou cinco casos suspeitos da “Varíola dos Macacos” em Patos de Minas. Sendo assim outros dois casos ainda seguem suspeitos no município, a ASCOM da prefeitura de Patos de Minas ainda informou que não é possível informar a data dos próximos resultados.

O jornalismo do Clube Notícia também entrou em contato com a Superintendência Regional de Saúde para buscar informações sobre os resultados. A regional de Patos de Minas, respondeu que, em função do aumento do número de notificações e da necessidade de revisão sistemática dos registros, a nota diária de atualização de Monkeypox passa a informar apenas os municípios com casos confirmados.

Situação da doença no estado:

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que dados do estado, atualizados em 11/08/2022, registram 111 (cento e onze) casos de Monkeypox confirmados por exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Outros 232 casos foram descartados e há 423 em investigação.

Um caso confirmado para Monkeypox que estava em acompanhamento hospitalar para monitoramento de outras condições clinicas graves evoluiu para óbito em 28/07. Trata-se de um paciente de 41 anos, do sexo masculino, que residia em Belo Horizonte, natural de Pará de Minas.

A SES-MG informou também que, até o momento, os demais casos confirmados são todos do sexo masculino, com idades entre 21 e 55 anos. Um paciente confirmado para Monkeypox encontra-se em internação hospitalar por necessidades clínicas.

Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados pelas Secretarias Municipais. Até o momento, apenas o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária.

Demais informações quanto aos casos não serão divulgadas para preservar a privacidade e individualidade dos pacientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP).

A Secretaria destacou que os dados relativos a notificações de Monkeypox são extraídos do sistema Redcap, do Ministério da Saúde, e são dinâmicos e sujeitos a revisões.

Por fim, a SES-MG destaca que o surto atual não possui relação com transmissão de animais para humanos ou de humanos para animais. Todos os casos registrados até o momento indicam transmissão entre humanos. No Brasil, não foi registrada nenhuma contaminação em primatas não-humanos (macacos e outros símios). Maltratar ou agredir animais é crime previsto em lei.

Casos confirmados em Minas Gerais

Município de residênciaConfirmado