Você sabia que grande parte das demandas atendidas na UPA podem ser resolvidas nas unidades de saúde da família? Levantamento relativo ao período de janeiro a novembro de 2023 aponta que, dos 119 mil atendimentos realizados na UPA, 91 mil (ou 76%) tratavam-se de casos pouco urgentes ou sem urgência. Ou seja, pacientes triados como azul e verde na classificação por cores.
É importante entender que a classificação de risco não tem função diagnóstica. A medida tem como objetivo hierarquizar as prioridades de atendimento hospitalar e consequentemente otimizar os recursos disponíveis. Nesse sentido, é preciso ter em mente que a Atenção Primária (Unidade de Saúde da Família – USF, as conhecidas UBS) é capaz de fornecer suporte apropriado para uma série de condições, sobretudo aquelas de natureza crônica.
Ir diretamente a um pronto-socorro pode deixar o paciente esperando tempo desnecessário, pois casos mais graves sempre terão prioridade no atendimento. Queixas como dores de cabeça, dor de garganta, febre de até três dias e quadro inicial de dengue são alguns dos exemplos que são atendidos na unidade de saúde da família em que o usuário é cadastrado.
Veja abaixo mais detalhes: