Ouça ao Vivo:

42º Congresso Diocesano de Folias de Reis é realizado em Patos de Minas

Evento aconteceu no último domingo (11/12)

Tradição e cultura marcaram o 42º Congresso Diocesano de Folias de Reis realizado no último domingo (11/12). A programação contou com café da manhã, apresentações culturais, entrega de certificados de revalidação do registro de folias como patrimônio cultural, celebração de missa e almoço para os presentes.

O historiador da Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep), Geenes Alves, explicou que durante o evento como funcionou essa revalidação do registro das Folias de Reis como patrimônio cultural de Patos de Minas.

“A cada cinco anos o Conselho de Patrimônio avalia se a tradição se a manifestação cultural, ainda existe, ainda é forte, fervorosa no município e sendo o conselho revalida esse movimento cultural como patrimônio mais uma vez e envia uma documentação vasta que é produzida durante o ano para o IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais […] Em razão disso foram entregues para todos capitães que estavam pressentes um certificado simbólico, reafirmando esse registro da tradição das folias, como patrimônio histórico de Patos de Minas” explicou.

Na oportunidade, foi realizado também o lançamento do livro “Folia de Reis: patrimônio cultural de Patos de Minas”.

Para o diretor da Dimep, Alessander Freitas, perpetuar a tradição das folias é valorizar nossa cultura, mantendo-a viva.

“Dois novos grupos foram formados em nossa cidade durante o período da pandemia, um deles composto em sua maioria por jovens. Sem dúvida, o surgimento de novas folias denota a força da tradição em nosso município, justificando o reconhecimento institucional dessa rica celebração como um patrimônio cultural”, declarou.
Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>