“Precisamos pensar em caráter de urgência”, cobra vereador sobre projeto que autoriza a criação do Programa de Assistência Habitacional

O parlamentar também falou sobre o reajuste dos servidores municipais e cobrou empenho na negociação

Nesta segunda-feira (16/01), o projeto aprovado pela Câmara Municipal que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa de Assistência Habitacional foi o tema destaque no DEBATE 98. O programa contou com a presença do vereador de Patos de Minas, Wilian de Campos. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, José Afonso e Edvar Santos, e contou também com a participação dos ouvintes da Rádio Clube 98.

Na oportunidade, o parlamentar patense falou sobre a importância e necessidade do projeto em questão e explicou as modificações na proposta após a aprovação de quatro emendas apresentadas pelos vereadores.

Wilian de Campos também explicou o motivo de seu voto contrário à emenda aditiva, de autoria do vereador José Luiz Borges Junior, que estabelece o prazo para o Executivo Municipal entregar as residências. No texto original, o vereador propôs que a gestão teria até dezembro de 2023 para realizar a obra. Mas a proposta foi modificada após discussão durante a reunião da CLJR e o prazo foi mudado para dezembro de 2024.

Segundo o parlamentar, ele votaria positivamente se o texto mantivesse a proposta original de fixar o prazo até dezembro de 2023, uma vez que é uma situação de urgência.

“Precisamos pensar em caráter de urgência, já buscar esses recursos, talvez no governo estadual, onde o prefeito e a Deputada eleita em Patos de Minas possuem mais acesso. Ou estudar também para fazer com recursos do município mesmo”, esclareceu o vereador

Wilian de Campos pontuou ainda que, além das famílias ribeirinhas, imóveis de outras regiões da cidade atingidas pelos efeitos das chuvas por meio de enxurradas, por exemplo, também poderão ser integradas no programa de assistência habitacional.

As regras impostas pelas emendas e as diretrizes que serão formuladas pelo Executivo Municipal para estabelecer os pontos observados para dar direito ao cidadão atingido pelas chuvas para receber o benefício em questão também estiveramm entre os assuntos em discussão.

Durante o programa, outros assuntos de grande importância foram discutidos entre os membros da bancada e o convidado do DEBATE 98, como por exemplo a proposta do Sintrasp de 17,5% no reajuste dos servidores municipais.

Na ocasião, Wilian de Campos questionou as perdas inflacionárias do servidor municipal e ainda relembrou o reajuste dos próprios vereadores – de 25,23% – e do secretariado municipal – superior a 28%. O parlamentar também cobrou uma atuação firme do sindicato, afirmando que é necessário uma negociação real, não aceitando a primeira proposta feita pelo Executivo.

Confira o DEBATE 98 na íntegra: