Um estudo recente da LCA Consultoria Econômica, a pedido da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), revelou um cenário preocupante para o setor no Brasil.
Pneus importados da China estão chegando ao país a preços até 69% abaixo do valor de mercado internacional, colocando em risco milhares de empregos e a produção nacional.
Conforme o relatório, em 2023, o preço médio de importação de pneus de carga no Brasil foi de US$ 2,9 por quilo, enquanto em países como os Estados Unidos, México e França, esse valor ficou acima de US$ 4 por quilo. Essa disparidade de preços é resultado, na maioria, da baixa barreira tarifária para pneus chineses no Brasil.
Ameaça à indústria nacional
A Anip alerta que essa concorrência desleal representa uma grave ameaça à indústria nacional de pneus. A associação estima que o Brasil possui 11 fabricantes de pneus, com 21 plantas industriais e cerca de 32 mil empregos diretos. Além disso, o setor gera indiretamente mais de 500 mil empregos.
Pedido de aumento na tarifa
Diante desse cenário, a Anip solicitou ao governo um aumento na tarifa de importação de pneus, de 16% para 35%, por um período de 24 meses. A medida, segundo a associação, é fundamental para garantir condições de concorrência justas e proteger a indústria nacional.
A proposta de aumento da tarifa de importação pode gerar preocupação nos consumidores, que temem um aumento no preço dos pneus. No entanto, a Anip argumenta que a medida é necessária para evitar a falência de empresas nacionais e a consequente perda de empregos.
Além disso, a associação destaca que a maioria do custo de um pneu está relacionada a fatores como mão de obra, logística e tributos internos, e não apenas ao preço da matéria-prima. O pedido de reajuste da tarifa de importação de pneus continua em análise na Câmara de Comércio Exterior (Camex).