Ouça ao Vivo:
Pesquisar
Close this search box.
Ouça ao Vivo:

Em relação ao Censo 2010, prévia de 2022 aponta crescimento de quase 17% da população de Patos de Minas; município também se destaca na geração de empregos

Segundo dados do Caged, 4.924 postos de trabalho formais criados este ano
Imagem: divulgação/ASCOM Prefeitura de Patos de Minas

Nesta quarta-feira (28/12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados prévios do Censo Demográfico 2022. Segundo a pesquisa, o Brasil chegou a 207,8 milhões de habitantes este ano. Patos de Minas, por sua vez, também apresentou crescimento na demografia do município, chegando a 159.434 habitantes, o que representa um crescimento de aproximadamente 3% em relação à população estimada de 2021 e de quase 17% ao último Censo de 2010.

A divulgação dos dados tem como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada. Ou seja, 16,1% dos municípios brasileiros ainda não foram contabilizados.

Geração de empregos

Além do crescimento populacional no último ano, Patos de Minas também de destaca pela geração de emprego. A cidade, que recentemente inaugurou diversas lojas e hipermercados, acumula saldo positivo de 4.924 postos de trabalho formais criados em 2022. Os dados são do último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que contabiliza as contratações e demissões de janeiro a novembro deste ano.

O número deixa a cidade entre as cinco que mais geraram empregos formais com carteira assinada em toda Minas Gerais e representa crescimento superior a 40% em relação a 2021, ano registrado como marco na geração de vagas de trabalho no município.

O levantamento feito pelo Ministério do Trabalho detalha também os setores com maior contratação até agora. Em primeiro lugar está o de Serviços (3.215), seguido por Indústria (645), Comércio (519), Agropecuária (299) e Construção (246). Mulheres ocupam 2.767 vagas, enquanto 2.157 são preenchidas por homens. 

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>