A partir da próxima terça-feira (16/08) todos os atendimentos da Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) de Patos de Minas serão realizados exclusivamente por meio de agendamento prévio no sistema agenda Minas. Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), essa mudança tem como objetivo otimizar o atendimento, tornando-o mais célere e cômodo para o cidadão.
As vagas serão liberadas semanalmente no site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). O procedimento será aplicado tanto para o atendimento no guichê quanto para o atendimento no setor de vistorias, e contará com vagas distintas para o particular e Despachantes. O agendamento on-line pode ser realizado através do site do DETRAN em: https://www.detran.mg.gov.br/atendimento/agendamento-on-line/agendamento-on-line-ciretrans.
Nesse novo modelo de atendimento, os particulares que comparecerem para fazer a vistoria já poderão, imediatamente e na sequência, ser atendidos no guichê visando concluir o seu procedimento junto à CIRETRAN.
Os atendimentos relativos à liberação dos veículos retidos em pátios credenciados podem ser realizados para o particular sem a necessidade de agendamento prévio, das 9h às 11h45 e das 14h às 16h45.
Em relação aos Despachantes, a liberação de veículos será realizada no horário de atendimento agendado previamente no site do DETRAN pelo despachante.
No setor de atendimento, estão sendo disponibilizados materiais informativos indicando o passo-a-passo do novo procedimento.
Detranbot
Para esclarecer outras dúvidas, o DETRAN/MG disponibilizou o “Detranbot”. O assistente virtual tem como objetivo orientar os cidadãos quanto ao procedimento para realização do serviço procurado, facilitando assim o acesso aos serviços que são totalmente on-line no site do DETRAN/MG.
Para consultar esse assistente virtual, é necessário que o usuário cadastre no celular o número do DetranBot (31)3314-5690, acesse o aplicativo Whatsapp e envie uma mensagem. O menu, com os temas disponíveis, será apresentado e o usuário poderá escolher a opção desejada, digitando em seguida o número do serviço pretendido.
O assistente virtual informará o procedimento e o link direto da página no site do DETRAN/MG. A operação é feita em poucos minutos, podendo ser realizada a qualquer hora, desde que o aparelho celular esteja conectado à internet.
O novo autoatendimento soma-se a outros canais já disponibilizados pelo site do departamento, como o Fale Conosco.
Fonte: 10º Departamento de Polícia Civil de Patos de Minas