A Prefeitura de Patos de Minas informou que, no dia 26 de fevereiro de 2026, um paciente de 29 anos, do sexo masculino, atendido no município teve amostra coletada para análise de mpox (varíola dos macacos).
O material foi encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, e o resultado do exame deve ser divulgado em aproximadamente 20 dias.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, o caso está sendo monitorado. A primeira apuração aponta que o paciente não possui vínculo epidemiológico com pessoas suspeitas ou confirmadas com a doença, o que indica que não há, até o momento, relação com cadeia de transmissão ativa. Ainda assim, o exame laboratorial é necessário para descartar completamente a suspeita.
A Secretaria reforça a importância de buscar atendimento médico diante de sintomas que possam indicar mpox, principalmente lesões dolorosas na região genital ou anal, febre acompanhada de ínguas, dor intensa e lesões oculares. Em caso de suspeita de contaminação, a orientação é evitar contato íntimo até avaliação profissional.
Em Patos de Minas, o atendimento está disponível nas Unidades de Saúde da Família e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE).







