Ouça ao Vivo:
Pesquisar
Close this search box.
Ouça ao Vivo:

Novo Ensino Médio já será realidade para alunos do 1º ano

A implementação da proposta ocorrerá de forma gradual.

O ano letivo na rede estadual de ensino de Minas Gerais terá início na segunda-feira (7/2) e trará novidades para os alunos do 1º ano do ensino médio. A partir deste semestre, temas como Projeto de Vida, Eletivas e Itinerários Formativos farão parte da rotina escolar.

O que muda

Com a implementação do Novo Ensino Médio, as unidades de ensino passarão a contar com um horário a mais de aula e com a disponibilidade de itinerários formativos aos alunos, sistema que confere mais liberdade para o estudante focar em saberes de seu interesse, além das matérias básicas de ensino, como Língua Portuguesa e Matemática.

Novo Ensino Médio

Um dos objetivos das mudanças é tornar a etapa de ensino mais atraente e relacionada à realidade dos jovens, promovendo, assim, uma aprendizagem mais significativa aos alunos do ensino médio e colaborando para diminuição da evasão escolar.

Uma das principais mudanças é a ampliação da carga horária anual, que passará de 833h20 min para 1 mil horas. Na rede estadual de ensino mineira, a ampliação será baseada na criação do sexto horário ou, em casos excepcionais, em contraturno.

No estado, os Itinerários Formativos serão compostos pelos seguintes unidades/componentes curriculares: “Projeto de Vida”, que considera as dimensões do contexto do presente, as aspirações/projeções de futuro e os posicionamentos do estudante como sujeito social e cidadão; “Preparação para o Mundo do Trabalho”, que contempla introdução ao mundo do trabalho, à tecnologia e à inovação; “Aprofundamento nas Áreas do Conhecimento”, composto por Núcleo de Inovação Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Práticas Comunicativas e Criativas e Humanidades e Ciências Sociais; e as “Eletivas”, que irão oportunizar a diversificação das experiências escolares.

A implementação da proposta ocorrerá de forma gradual. Em 2022, o Novo Ensino Médio será realidade nas escolas que disponibilizam o 1º ano. Já em 2023, nas turmas do 1º e 2º ano; e, em 2024, nas de 1º, 2º e 3º.

O Novo Ensino Médio foi instituído pela Lei Federal 13.415/2017, que faz alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Em Minas Gerais, as mudanças têm como documento norteador o Currículo Referência de Minas Gerais do Ensino Médio.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui