Moradores da comunidade de Boassara, em Patos de Minas, procuraram o jornalismo da Rádio Clube98, para falar sobre a suposta intensão da prefeitura municipal em fechar a unidade básica de saúde da comunidade, os moradores informaram que inclusive uma servidora já havia sido comunicada sobre a sua transferência para a USF do Distrito de Alagoas, com a justificativa que após visita técnica teria sido constatado baixa demanda do serviço de enfermagem.
A prefeitura nega o encerramento dos atendimentos, porém os moradores continuam contestando afirmando que a funcionária que será remanejada é a única profissional fixa na unidade, segundo relatado pelos moradores que apenas uma vez por mês uma equipe vai até a comunidade para realizar os atendimentos.
Nesta sexta-feira (29), o comentarista do Sistema Clube, Professor Braz Paulo, falou um pouco sobre a falta de prioridade do poder público em relação as regiões rurais.
“Quando o pessoal da Boassara fala sobre a possibilidade de fechamento da sua USF, do seu postinho, é uma situação que a gente vê recorrente, não foram raras as vezes que presenciamos lutas para que chegue remédio na área rural, para que chegue o atendimento,” exemplificou o professor.
Ressaltando a importância do trabalho exercido pelos produtores rurais Braz Paulo reforçou a importância dos moradores das comunidades e distritos manifestarem os problemas, questionarem e buscarem respostas.
“Não é porque o número de população no meio rural é menor que tem que ficar por último, na verdade é um caminho inverso, quem hoje ainda permanece na área rural, pequenos e médios produtores, deveriam ser incentivados, deveriam ter de fato todos os esforços dos poderes públicos para que eles tivessem pelo menos as condições minímas,” afirmou o comentarista.
Confira a entrevista na íntegra: