Ouça ao Vivo:

Musical e terapêutico: projeto “Musicalidades” para idosos a partir de 60 anos abre inscrições na próxima semana

Aulas têm início em 2023 e devem ter duração de 90 minutos
Foto: reprodução iStock

A partir da próxima quinta-feira (15/12), o Conservatório Municipal dá início ao período de inscrições para participar do projeto “Musicalidades”, que é voltado exclusivamente para pessoas com mais de 60 anos de idade. Os interessados podem procurar a sede da escola de música, das 7h às 17h, até 30 de dezembro.

A iniciativa visa à inclusão e integração do idoso em atividades que promovam o aprendizado musical de forma terapêutica, possibilitando melhoria na qualidade de vida desse público.

As aulas serão ministradas pela professora Luciana Oliveira, ocorrendo uma vez por semana, com duração de 90 minutos. Serão duas turmas com 10 alunos cada. Os horários disponíveis são às terças e quartas-feiras, às 18h.

O projeto propõe despertar nos idosos o interesse pelo aprendizado musical, trazendo canções que fizeram parte da história de vida dessas pessoas para estimular ainda mais o interesse pela aprendizagem. O repertório selecionado será utilizado para aprender ritmos e interpretar canções com voz, instrumentos musicais ou percussão corporal. Serão desenvolvidas atividades como jogos musicais e danças para trabalhar motricidade, lateralidade, concentração e criatividade.

Stenio Caixeta, diretor do Conservatório Municipal, explica que são muitos os benefícios de exercícios sonoros e musicais para idosos. Sendo possível trabalhar por meio deles, por exemplo, a cognição, elervar a autoestima, promover relações intra e interpessoais, além de “resgatar a identidade individual e social do idoso”.

“O objetivo do nosso projeto é possibilitar melhor atendimento aos idosos, proporcionando um formato de aula adequado a eles e possibilitando que participem das apresentações do Conservatório”, pontua Stenio.

Para a professora Luciana Oliveira, o resgate de memórias musicais, a integração, a dignidade e o sentimento de pertencimento e utilidade constituem alguns dos propósitos do Musicalidades.

“O projeto nasce para oferecer opção de atividade saudável ao público da terceira idade que poderá aprender fundamentos de teoria musical de forma leve e prazerosa”, informou Luciana.

O diretor do Conservatório também esclarece que as aulas não são apenas para idosos ativos.

“Ele é um projeto voltado mesmo para aquele idoso que está sedentário, só fica em casa, não faz muita coisa. Para você ter ideia, a Luciana atende até idosos que tiveram algum tipo de demência. Desde que ele esteja acompanhado por um pessoa durante a aula, nós vamos estar conseguindo receber também. É um projeto musical e terapêutico ao mesmo tempo”, declara Stenio.

Para facilitar a inscrição para o público alvo, esse processo será realizado presencialmente na sede do Conservatório Municipal, localizado na rua dos Miosotes, sem número, bairro Jardim Paraíso, das 7h às 17h, de 15 a 30 de dezembro. Ele pode ser feito e por terceiros e, em caso de dúvidas, informações podem ser esclarecidas pelo número (34) 3822-9668.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui