Nesta sexta-feira (21/10), a atuação legislativa e o panorama político atual estiveram em foco no DEBATE 98, com a participação do vereador Mauri “da JL” Sérgio Rodrigues. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, José Afonso e Edvar Santos. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.
Vereador em seu segundo mandato, Mauri da JL avaliou o atual panorama político em Patos de Minas e pontuou os principais acontecimentos de sua atuação legislativa neste mandato.
O parlamentar patense também falou sobre as ELEIÇÕES 2022, afirmando o apoio ao deputado federal Newton Cardoso Jr. Segundo Mauri, ele não tem problema nenhum em dizer que apoiou um candidato de outro município e criticou o grande número de candidatos de Patos de Minas.
A situação das estradas rurais de Patos de Minas também esteve em discussão no programa desta sexta-feira (21/10). O parlamentar destacou a necessidade de atender os anseios dos pequenos produtores rurais que precisam escoar a produção.
O parlamentar também falou sobre o PLC 894/2022 que propõe a criação dos cargos de assessor de relações públicas; assessor especial; e assessores de projetos; bem como o aumento de um diretor para atender às necessidades da Secretaria Municipal de Governo, o referido projeto teve pedido de vistas na reunião desta quinta-feira (20/10).
Na oportunidade, também foram discutidas a criação e a aprovação da tarifa social, que permitiram repasses financeiros para a Viação Pássaro Branco visando a manutenção da tarifa do transporte coletivo em R$4,00. Mauri, que foi o único vereador que votou contra o projeto aprovado no dia 6 de outubro, explicou suas motivações do seu voto contrário ao projeto.
O parlamentar também falou sobre a situação da Copasa em Patos de Minas, destacando que a CPI realizada pela Câmara abalou a estrutura da empresa na cidade. Ele ainda ressaltou que acredita na saída da Copasa de Patos de Minas, afirmando que espera alguma novidade em relação ao assunto.
A possibilidade de outras CPIs na Câmara Municipal de Patos de Minas também esteve entre os assuntos em destaque no programa. Sem entrar diretamente em detalhes, Mauri da JL afirmou que já tem uma segunda CPI liberada para ser realizada, essa em relação a verbas públicas destinadas para causa animal.
Na oportunidade, o vereador relatou ainda que está fechada a terceira CPI da Casa Legislativa que deve investigar possíveis irregularidades em relação a um secretário da gestão passada. Já em relação a possibilidade de abertura de uma investigação em relação a empresa concessionária do transporte coletivo urbano em Patos de Minas, Mauri afirmou:
“Eu citei para os vereadores que deveria ser urgente, apareceram assinaturas todas para mim, mas queriam que eu novamente abrisse a CPI, eu falei não vou ficar aqui taxado como vereador de CPI não. Me parece que já foram três, inclusive já tem uma liberada para fazer” explicou o vereador.
Porém. Mauri não descartou que, dependendo da condução dos fatos em relação ao transporte coletivo, ele poderá encabeçar também está comissão futuramente.
Confira a entrevista na íntegra: