A campanha de vacinação contra a influenza e a ampliação da estratégia de vacinação contra a meningite terminaram nessa segunda-feira (31/07) em todo o estado.
Com mais de 6,6 milhões de doses da vacina contra a gripe aplicadas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) destaca a adesão do público até o momento e reforça a orientação para os municípios avaliarem a realidade local e os estoques disponíveis do imunizante para prosseguirem com a vacinação em seus territórios.
A vacinação contra a gripe começou em abril deste ano, seguindo a campanha nacional do Ministério da Saúde. Até 31 de julho, foram aplicadas 6.640.821 doses da vacina em Minas, ou seja, uma cobertura vacinal geral de 63,31% em crianças, gestantes, idosos, puérperas, professores e trabalhadores da saúde. A meta preconizada é de 90% desses grupos prioritários.
É importante destacar que os imunizantes estão disponíveis de forma gratuita nas Unidades de Saúde para o atendimento das pessoas incluídas nos grupos prioritários. As vacinas são seguras, eficazes e são a melhor forma de proteção contra os agravos, além de minimizar as complicações em decorrência dessas doenças.
O detalhamento por região do país, estado ou município pode ser acessado no site da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2023.