Mesmo após tempestade do fim de semana, Rio Paranaíba volta a recuar e primeiras famílias são liberadas para voltar às suas residências

Mais de 200 patenses ainda estão sofrendo as consequências da enchente

Devido às chuvas registradas em Patos de Minas e região no último mês, o nível do Rio Paranaíba segue sendo monitorado pelas autoridades municipais. Por volta das 06h45 desta segunda-feira (30/01), o Corpo de Bombeiros informou que o Rio estava em 5,60 metros acima do nível normal.

Assim como já aconteceu anteriormente, o nível do Rio está apresentando uma variação muito rápida tanto para elevação quanto para recuo. Por volta das 17h40 deste domingo (29/01), o Rio Paranaíba estava em 5,97 metros acima do nível normal, baixando 37 centímetros em aproximadamente 13 horas.

Nesta segunda-feira, a Defesa Civil iniciou as visitas às residências atingidas pela enchente do Rio Paranaíba. O coordenador da Defesa Civil em Patos de Minas, Tenente Fernandes, explicou que estão sendo realizadas vistorias nas residências e destacou que cada situação será avaliada de forma individual.

“Aqui no bairro Vila Rosa já liberamos três famílias. Aquelas que moram na parte mais alta da rua vão poder estar retornando para suas casas. Agora as outras que ficam mais próximas do transbordo, por medida cautelar, nós vamos esperar o decorrer da semana para um novo posicionamento”, explicou Tenente Fernandes.

Ele ainda destacou que os monitoramentos continuam sendo realizados para amparar na melhor tomada de decisão em relação ao retorno das famílias para as residências que foram atingidas.

Porém, de acordo com o  boletim divulgado pela Central de Atendimento Social às Vítimas das Enchentes (CASVE) divulgado na tarde desta segunda-feira (30/01), o número de pessoas que estão fora de suas residências ainda se mantêm semelhante ao divulgado na última sexta-feira (27/01). A tendência é que, após o inicio da liberação por parte da Defesa Civil, o quantitativo comece a mudar nos próximos dias.

O documento mostra, nesta segunda-feira (30/01), que 207 patenses ainda estão sofrendo as consequências da enchente. Patos de Minas tem 71 famílias desalojadas, totalizando 186 pessoas; e outras oito famílias desabrigadas em razão da enchente do Rio Paranaíba, totalizando 21 pessoas.

Dois abrigos municipais provisórios continuam abrigando a população afetada. Na Escola Estadual Santa Terezinha, até o momento, nove pessoas de duas famílias estão abrigadas no local, sendo oito adultos e uma criança.

Já no abrigo provisório montado na Escola Estadual Ilídio Caixeta de Melo, estão abrigadas 12 pessoas de seis famílias, sendo 10 adultos e duas crianças.

No boletim ainda consta a informação que os números serão alterados, considerando que algumas pessoas realizarão suas mudanças no decorrer do dia.

Confira a entrevista com o coordenador da Defesa Civil em Patos de Minas, Tenente Fernandes: