Os deputados estaduais escolhidos democraticamente nas últimas eleições foram empossados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na tarde desta quarta-feira (1º/02). A solenidade foi iniciada por volta das 14h no plenário da ALMG e contou com a presença de diversas autoridades estaduais, prefeitos e presidentes de câmaras municipais.
A reunião de Plenário do dia 1º de fevereiro, chamada de Preparatória, também é o marco inicial da 20ª Legislatura da ALMG. Esse termo é utilizado para designar o período em que um mandato parlamentar é exercido. No Brasil, cada legislatura corresponde a um ciclo de quatro anos. A 20ª Legislatura começou hoje, dia 1º de fevereiro de 2023 e termina no dia 31 de janeiro de 2027.
A título de curiosidade, a contagem desses ciclos de quatro anos remonta a 1947, quando teve início a 1ª Legislatura. Naquele ano, a ALMG foi reinstalada após ter ficado dez anos fechada pela ditadura do Estado Novo. Em meio à redemocratização do País, a Assembleia Constituinte elaborou a Constituição Estadual de 1947.
A Reunião Preparatória foi conduzida pelo deputado mais idoso, também chamado de decano. Trata-se do deputado Dr. Maurício (Novo), que tem 73 anos e chega à ALMG para exercer o seu primeiro mandato de deputado estadual.
Patos de Minas continua com apenas um nome na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Dos candidatos da cidade, Ludimila Fonseca Azevedo Falcão (PODE) foi a mais votada – com mais de 59 mil votos (0,55% dos votos válidos) – para o cargo de Deputada Estadual
Acompanhada do marido e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão e dos dois filhos do casal, a empresária e primeira dama de Patos de Minas foi empossada nesta quarta-feira junto com outros 75 eleitos de todo o estado.
Na cerimônia desta quarta-feira, apenas 76 dos 77 Deputados mineiros tomaram posse, levando em conta que a deputada eleita Chiara Biondini (PP) não pôde tomar posse juntamente com os demais parlamentares, uma vez que ela ainda não possui 21 anos de idade nessa data. Eleita a deputada estadual mais jovem da história de Minas Gerais, ela poderá ser empossada depois do dia 22 de fevereiro, data do seu aniversário.