No dia 25 de novembro de 2021, Patos de Minas perdeu o advogado patense Rodrigo Carvalho que, desde o mês de maio daquele mesmo ano, enfrentava uma leucemia mieloide aguda. Durante todos os meses de tratamento, Rodrigo destacava em suas redes sociais a importância da doação de medula óssea.
Mais de oito meses após sua partida, o legado do advogado patense continua vivo por meio de seus amigos e de outras pessoas que foram mobilizadas por suas palavras de conscientização.
Recentemente, Alisson Alves, grande amigo de Rodrigo Carvalho, recebeu o contato do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e, após constatar a compatibilidade com um paciente, realizou a doação de medula óssea. O procedimento aconteceu na última quinta-feira (04/08), na Santa Casa de Belo Horizonte e ajudará a salvar a vida de uma criança que necessitava desta doação.
Em entrevista para Rádio Clube98, nesta quarta-feira (10/08), Alisson explicou como funciona o procedimento de doação, afirmando a seriedade e clareza do REDOME em todo o processo.
Ele contou também que toda a logística para a doação, como hospedagem e alimentação, é custeada pelo Ministério da Saúde. O retorno para Patos de Minas aconteceu no último sábado (06/08) e o doador se recupera muito bem do procedimento, que foi um verdadeiro sucesso.
Os patenses interessados em se cadastrar como doador de Medula Óssea devem procura o Hemonúcleo de Patos de Minas para realizar uma coleta de sangue e posteriormente ser devidamente cadastrado no REDOME.
Agendamento no Hemonúcleo de Patos de Minas:
O atendimento no Hemonúcleo de Patos de Minas pode ser agendada no site da Fundação Hemominas ou pelo app MG-Cidadão. Com o agendamento, o cidadão ajuda a distribuir os atendimentos ao longo do dia e pode diminuir o tempo de espera. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato. O Hemonúcleo de Patos de Minas está localizado na Rua Major Gote, 1.255, o telefone de contato da unidade para esclarecer dúvidas é (34) 2106-2600.
Confira a entrevista na íntegra: