Ouça ao Vivo:
Pesquisar
Close this search box.
Ouça ao Vivo:

Governo de Minas Gerais investe em vacimóvel para aumentar cobertura vacinal

Os municípios acima de 50 mil habitantes receberão recurso para ter seu próprio Vacimóvel e os demais serão contemplados por meio dos consórcios de saúde

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou, nesta sexta-feira (4), medidas para aumentar a cobertura vacinal dos municípios, com a compra de 253 ‘vacimóveis’, ações ‘extramuros’ e bonificação para as cidades que atingirem os níveis de proteção recomendados. Serão mais de R$ 265 milhões investidos em vacinação em Minas Gerais.

O Vacimóvel é uma van, só que adaptada para que seja um pequeno centro de vacinação itinerante, equipada com refrigeração, pia para higienização, cadeiras e mesas, além de armários e com toda estrutura adequada para que as equipes de vacinação realizem seu trabalho com eficiência e segurança.

 Os municípios deverão cumprir obrigações como a vacinação em 80% das suas escolas. Serão premiados aqueles que conseguirem reduzir a diferença em relação aos dados atuais, se aproximando gradativamente da meta que é, em média, 95%.

Entre os imunizantes menos aplicados nas crianças de até um ano, em Minas Gerais, destacam-se: rotavírus humano (79,96%), Meningocócica Conj.C (79,97%), pneumocócica (81,15%), Pentavalente e Hepatite B (ambas com 84,97%), poliomielite (85,15%), febre-amarela (88,57%) e BCG (89,88%). 

Já nas crianças a partir de um ano, o estado registrou este ano as seguintes taxas: 

  • Tríplice Viral – D2 (68,06%)
  • Meningocócica Conj.C (76,75%)
  • DTP (77,65%)
  • Poliomielite (78,01%)
  • Pneumocócica (82,09%)
  • Hepatite A (83,21%)
  • Varicela (84,48%)
  • Tríplice Viral – D1 (86,85%)

Enquanto as crianças acima de 4 anos apresentam baixa adesão às vacinas DTP (69,03%) e poliomielite (69,12%). 

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>