Junho Vermelho: campanha ressalta importância da doação de sangue

A doação pode ser agendada no site da Fundação Hemominas ou pelo app MG-Cidadão

A campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo, atitude que salva vidas.

Junho já é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição no número de doadores no Brasil e um dos motivos da campanha ser realizada nesse mês. Além da proximidade das férias escolares que levam muitas famílias a viajar, há um aumento da incidência de infecções respiratórias, propiciado pela queda das temperaturas, levando as pessoas a se recolherem, deixando-as menos propensas a sair de casa.

A campanha, nesse ano de 2022, se faz ainda mais necessária, uma vez que o mundo, inclusive Minas Gerais, continua enfrentando na pandemia da COVID-19, responsável por diminuir ainda mais a doação de sangue espontânea. A consequência são os estoques de sangue em níveis ainda mais deficitários.

Por esse motivo, a Hemominas busca o envolvimento de todos, visando não só a aumentar o número de doações em junho, como intensificar a cultura da doação de sangue em toda Minas Gerais para que o ato aconteça durante todo o ano.

Pode doar sangue:

• Pessoas com idade entre 16 e 69 anos;
  • pesar mais de 50 kg;
  • estar bem descansado no momento da doação;
  • estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação.
  • não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
  • não ter sido exposto à situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
  • não ter tido hepatite após os 11 anos;
  • piercing, tatuagem, sobrancelha definitiva, botox, é necessário esperar 12 meses;
  • Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.

A doação pode ser agendada no site da Fundação Hemominas ou pelo app MG-Cidadão. Com o agendamento, o cidadão ajuda a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e pode diminuir o tempo de espera para efetuar sua doação. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato. O Hemonúcleo de Patos de Minas está localizado na Rua Major Gote, 1.255, o telefone de contato da unidade para esclarecer dúvidas é (34) 2106-2600.

Com informações: Fundação Hemominas