Janeiro Branco: psicólogo fala sobre campanha voltada para cuidados com a saúde mental e dá dicas para alcançar um equilíbrio na vida

Em 2023, o tema da iniciativa é "A vida pede equilíbrio"

Durante o primeiro mês do ano, é realizada a campanha Janeiro Branco, voltada para a conscientização sobre a necessidade de se ter cuidados com a saúde mental. Em 2023, seu tema é “A vida pede equilíbrio”. Para abordar sobre esse assunto, a reportagem do Sistema Clube conversou com o psicólogo Vinícius Nunes Côrtes que, além de falar sobre a iniciativa, também deu dicas sobre como alcançar o que a temática deste ano sugere: equilíbrio.

Vinícius explica que a cor da campanha faz referência a uma tela branca e que janeiro é um mês propício para desenvolver a iniciativa, isso porque as pessoas estão mais abertas para mudanças.

“Todo mês de janeiro – que é uma fase que a pessoa está mais reflexiva, pensando mais na vida dela – é voltado para a conscientização para os cuidados com a saúde mental. O branco tem a ver com essa questão de ser uma tela, uma folha branca na qual ela vai escrever uma nova história, vai colocar novos planos, vai usar o papel para projetar o que quer para aquele ano dela”, explica.

Sobre o tema da campanha em 2023, o psicólogo alerta que é necessário lembrar que a vida não é apenas focar em uma área da vida, como trabalho ou lazer, mas que é preciso ter equilíbrio e abrir espaço na rotina para outros aspectos, como as relações sociais também. Além disso, ele pontua que saúde mental vai além de buscar terapia, sendo que vai de um cenário mais individual a coletivo.

Vinícius, então, pontua quatro pilares para alcançar o equilíbrio: autoconhecimento, rotina, exercícios físicos e/ou atividades de meditação, e relações sociais. Ele também dá dicas de como alcançar uma saúde mental e auto cuidado, citando, como exemplo, sua experiência própria.

Confira a entrevista na íntegra: