O enfrentamento da violência doméstica e familiar em Paracatu, região Noroeste do estado, passa a contar com um novo aliado a partir desta quarta-feira (1/6): o projeto Chame da Frida, da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Para tanto, uma atendente virtual realiza o acolhimento e a orientação das vítimas em situação de risco. O contato é via aplicativo de mensagens WhatsApp, pelo número (31) 97595-4774.
Em Paracatu, o sistema é operacionalizado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). De acordo com o delegado Humberto Junio Ferreira Cornelio, o projeto visa aproximar a PCMG das vítimas de violência doméstica e familiar por meio da tecnologia. “Além disso, o Chame a Frida tem o objetivo de proporcionar um atendimento célere, humano e adequado à pessoa que se encontra em situação de vulnerabilidade”, completa.
A ferramenta, em formato de chatbot, consiste em um banco de dados previamente programado para responder a comandos que a vítima digita na tela de conversa com a atendente virtual. Por meio do serviço, a usuária pode se informar sobre medidas protetivas – como solicitar; o que fazer se o agressor descumprir; como ter acesso à ordem judicial expedida –, tirar dúvidas sobre a Lei Maria da Penha, inteirar-se sobre os procedimentos a serem realizados em casos de agressão, entre outras questões ligadas ao tema.
O Chame a Frida foi implantado inicialmente pela PCMG em Manhuaçu, na Zona da Mata, em 2020. Desde então, o projeto vem sendo ampliado para outras cidades mineiras, chegando, agora, também a Paracatu.