Santa Casa de Misericórdia presta contas em audiência publica na Câmara Municipal de Patos de Minas

Essa foi a primeira prestação de contas desde quando a unidade hospitalar começou a funcionar em Agosto de 2021.

A Câmara Municipal de Patos de Minas recebeu na tarde de ontem quinta-feira (03/03) o presidente da Santa Casa de Misericórdia, Marco Antônio Nasser para realizar a prestação de contas desde o primeiro dia de funcionamento do hospital em Patos de Minas. Atualmente a Santa Casa possui 76 leitos clínicos e 30 leitos de UTI que foram credenciados no ano passado, no mês de dezembro. Durante a prestação de contas, o presidente da Santa Casa disse que a expectativa é já iniciar o próximo ano de 2023 com a obra concluída e assim funcionar em sua totalidade.

Vereadores acompanhando a prestação de contas da Santa Casa de Misericórdia.

Dentre os principais assuntos abordados na reunião, o presidente disse que a Santa Casa atende a macrorregião de Patos de Minas, mas segundo Nasser nenhum desses municípios vizinhos ajudam com verbas para o sustento do hospital. Ainda segundo ele no ano de 2021, entre agosto e dezembro o prejuízo foi próximo de R$ 3 milhões. Para que a unidade hospitalar consiga funcionar 100% é necessário que o serviço pelo SUS esteja totalmente credenciado.

O vereador João Marra que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, disse que a Santa Casa está operando um milagre, “A minha avaliação é que teve muita transparecia no relatório apresentado para nós aqui. E que também tem muita dificuldade para dar sequência, na captação dos municípios que tem trazido pacientes para tratamento, é um verdadeiro milagre,” disse.

Ainda segundo Marra os vereadores de Patos de Minas fazem o que pode para destinar subvenção, mas é preciso que também venha verba estadual e federal, e que o trabalho será feito na casa legislativa para isso. Mas João Marra disse que existe uma grande dificuldade para conseguir esses contatos, “Eu vejo dificuldade sim, para estar realizando algo estadual e federal, pois, Patos de Minas não tem tanto esse contato. Os partidos dos vereadores não tem tanto esse contato federal, com isso estamos sem tanto acesso a esses deputados, para trazer verbas,” afirmou.